domingo, 18 de janeiro de 2009

Antipatia explícita

Contrastando com a extrema simpatia com que fomos recebidos na grande maioria dos estandes no Fashion Business, alguns poucos estandes estavam fechados como se tramassem um golpe de estado. Cortinas fechadas, um segurança antipático na porta, vitrines foscas, e muito mistério. O diálogo a seguir aconteceu de verdade, por mais difícil que seja acreditar que isso possa acontecer em uma feira de negócios.
Eu: Bom dia, gostaria de entrar e pegar material informativo.
Segurança: Não é possível.
Eu: Porque?
Segurança: Porque as pessoas estão ocupadas atendendo clientes.
Eu: Não vou interromper. Só gostaria de levar material para um contato posterior.
Segurança: Não vai dar.
Eu: Você não poderia pegar um cartão para mim?
Segurança: Não vai dar.
Ao meu lado, duas moças comentavam que jamais comprariam em um estande que atende clientes desta forma. Mais tarde, reencontrei as duas fazendo um pedido em outro estande.
Para nós, não fez falta. Mas eles perderam negócios. Falta aprender: Simpatia vende.

Estivemos no Fashion Business

O Fashion Business, hoje em sua 13ª. edição, é o mais importante evento de moda do Rio. Enquanto o Fashion Rio mostra em desfiles moda nem sempre usável, no Fashion Business a ordem é “fazer negócio”. Marcas conhecidas ou nem tanto, confecções e pólos de moda expuseram até dia 16 o que vai ser usado no inverno deste ano. Conversei com compradores de fora do Rio, que comentaram que nas duas edições anuais do evento montam suas coleções para o ano inteiro. “Muito mais fácil do que correr de loja em loja”, disse um. “Excelente ambiente para comprar”, disse outra. Este é o objetivo do evento. O que encanta no Fashion Business é a forma como os prospects compradores são recebidos. Em primeiro lugar, a simpatia das pessoas, quase no geral. Em segundo lugar, espaços lindos, acolhedores e confortáveis, e originais: Destaque para a Cholet, que criou um bar lindo, claramente inspirado na Lapa, tema desta edição do evento e Victor Dzenk, com uma sala elegante, com pufes de estampas desenvolvidas especialmente para o cenário. Em terceiro, roupas lindas, usáveis, em uma variação de estilos, tecidos, e cores. Os compradores tiveram trabalho para decidir o que levar. Na próxima , vamos falar de resultados, custos e relação custo/benefício em participar de um evento deste tipo.
agradecimento especial ao Mauro Lima pelas fotos, e a Paula Guatimosim, da Mediação, assessoria de imprensa do evento.

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Glamour X Dinheiro - Fashion Business Janeiro 2009


Há muitos anos atrás o Rio era pólo de lançamento de moda. Os eventos aconteciam, um atrás do outro. A agenda era apertada. Com o tempo, apesar da moda tão característica do Rio, os eventos se mudaram para SP, até há alguns anos atrás, quando o Barra Shopping ressuscitou a moda carioca. O Fashion Rio, e seu "braço" de negócios, o Fashion Business, é "cria" desta iniciativa.
Esqueça por um momento o glamour da coisa. Todo mundo está cansado de saber que mortais comuns não usam a moda apresentada na passarela. Pense em $$$: A moda carioca - e brasileira - apresentada nas passarelas do Brasil e do mundo movimenta um mercado milionário, gerador de empregos e de consumo, acredite, ilimitado.
Vamos ao Fashion Rio trazer notícias. Aguardem. (foto: Fashion Business 2006)

domingo, 11 de janeiro de 2009

ENTENDA EVENTOS

Etimologia: lat. evéntús,us 'acontecimento, sucesso, resultado, saída, desenlace, resolução, fim', rad. de eventum, supn. de eveníre; ver -vir

O que é um evento? Acontecimento em data previamente marcada, com começo, meio e fim.

Tipos de eventos:

1. Sociais: (casamentos, 15 anos, bodas de ouro e de prata, batizado, etc...)

2. Institucionais:
a. Internos: São os voltados para o público interno (funcionários): Confraternizações de fim de ano, premiações, implantação de %s, treinamentos internos e externos, etc...
b. Externos: São os voltados para o público externo (clientes, prospects ou mercado em geral):
Eventos profissionais, técnicos, de relacionamento, promocionais, feiras, eventos para reforço de marca, etc...
3. Esportivos: Qualquer evento ligado à atividade esportiva
4. Culturais: qualquer evento ligado a atividades culturais (música, dança, canto, teatro, cinema, manifestações artísticas em geral, etc...)
5. Ecológicos: Qualquer evento ligado às questões do Meio Ambiente.
6. Políticos: qualquer evento ligado ao meio político.
7. Cerimoniais: Eventos de áreas regidas por regras estritas e formais de protocolo.

Os eventos habitualmente atendem a mais de uma definição. Eventos políticos, por exemplo, muitas vezes são cerimoniais. Muitos eventos sociais tb.

Obs: Também pode ser considerado EVENTO a participação de empresas através de patrocínio/apoio em outros eventos, principalmente quando o patrocinador cria uma ação dentro do evento.

Definições gerais para eventos institucionais:

Conferência – É uma apresentação de um especialista em determinado assunto. Normalmente, ele faz sozinho a palestra. Não precisa haver debate.

Congresso – É um conjunto de palestras e sessões plenárias. Pressupõe a participação de públicos com formação diferenciada. Um congresso sobre gestão de empresa pode reunir alunos, professores e executivos. Pode haver uma discussão aberta entre a platéia e o palestrante. Tudo o que acontece no congresso é, geralmente, gravado e transformado num documento final. Pode haver também uma programação social paralela.

Convenção – Funciona como um congresso, mas o publico é diferente. Na convenção, há uma ligação entre os participantes. Eles se envolvem nas atividades. Por exemplo: uma convenção da área comercial de uma empresa reúne só os vendedores.

Debate – É uma discussão entre os dois ou mais oradores que defendem opiniões divergentes. Em geral, é uma discussão mais "acalorada". O publico pode ou não participar. Um mediador dita as regras e faz com que os oradores as cumpram. Exemplo: debate político.

Fórum – É uma reunião menos formal em que há um livre debate de idéias com interação maior entre os palestrantes e publico. Exemplo: um fórum sobre meio ambiente pode reunir representantes dos sindicatos da vigilância sanitária e dos governos federal e estadual.

Painel – Os temas abordados nesse evento não são obrigatoriamente uniformes. Um exemplo seria um painel sobre a empresa do terceiro milênio com a presença de profissionais de varias áreas para falar sobre a mudança no trato como o cliente, condições de trabalho e soluções tecnológicas.

Seminário – Encontro de especialistas em um assunto específico. Eles apresentam um estudo sobre o tema e depois debatem com a platéia, que tem quase o mesmo nível de conhecimento que os palestrantes. O moderador costuma ser um especialista e pode participar fazendo perguntas.

Simpósio – Tem as mesmas características de um seminário, mas o moderador não interfere. Nesse caso ele não precisa ser um especialista

Workshop – É um treinamento, em que há discussões de casos práticos e participação intensa do publico. Portanto, deve ser feito em grupos pequenos. É utilizado para, como o nome diz, "trabalhar" sobre um tema.

Feira: Pela definição, um espaço público onde se expõe mercadorias. Na área de negócios, um evento onde são expostos produtos e serviços em estandes para um público interessado . Podem ser de segmentos específicos, ou "mix".

É muito comum encontrar eventos com nomes "errados", muitas vezs por uma questão de marketing. Exemplo: Este ano acontece o Brasil Cliente, organizado pela DFALCÃO MKT, que ao pé da letra é um congresso. Mas no mercado já existem eventos mais antigos com temas correlatos, chamados de congresso e fórum. Para criar uma identidade própria chamamos de 1o. Painel Brasileiro de Satisfação de Clientes.