terça-feira, 30 de junho de 2009

Escolher um fornecedor...

...estratégias para um processo bem sucedido.

..:: A sua empresa decidiu implantar um Sistema de Gestão Documental. As respostas à Consulta ao Mercado já chegaram. E agora, como é que se avaliam as propostas? ::..

A Consulta ao Mercado, em alguns meios chamada Caderno de Encargos é uma tentativa de disponibilizar aos fornecedores a informação necessária para que produzam uma Proposta. Deve ser suficientemente amplo no seu âmbito para permitir diferentes soluções; não há nada mais desmotivante para um fornecedor, e afinal mais auto-limitativo para o cliente do que aqueles Cadernos que pela rigidez de detalhes tecnológicos parecem feitos para só terem uma hipótese de serem satisfeitos.

O elemento chave da elaboração de um Caderno de Encargos é o estabelecimento dos Critérios de Avaliação. Sem eles difìcilmente serão usadas as mesmas bitolas ao analisar as diferentes respostas até porque as avaliações serão bàsicamente subjectivas. Normalmente a avaliação centra-se na capacidade de os fornecedores corresponderem ou não aos requisitos. Mas, como toda a gente sabe, a vida não é geralmente “ou preto ou branco”, e as propostas irão corresponder a uns requisitos e a outros não, mas na maior parte dos casos a generalidade delas terá mérito suficiente para não ser regeitada ao primeiro relance.

Estes são alguns exemplos de típicos Critérios de Avaliação:
· Demonstrar uma boa compreensão dos requesitos;
· Demonstrar um desenho de solução feito com cuidado;
· Satisfazer todos os requisitos técnicos obrigatórios;
· Corresponder às exigências administrativas (p. ex. situação perante Seg. Social);
· Apresentar experiência e boas referências de clientes;
· Demonstrar capacidade para corresponder às exigências da implementação;
· Apresentar um preço que não se desvia mais do que 10% da média das propostas recebidas.
..:: O marcador ::..

As avaliações das Propostas são normalmente pontuadas e o “marcador” de cada fornecedor irá determinar em grande medida quem vence.

Os melhores métodos de pontuação são os que atribuem pontos de 0 (“não corresponde de modo nenhum”) a X (“corresponde totalmente e com grande qualidade”), em vez das respostas binárias (“Sim/Não”) ou dos adjectivos (“Mau”, “Bom” etc). Assim é possível estabelecer um leque de satisfação para cada requisito, uma vez que, como já foi dito, a correspondência ou não aos requisitos quase nunca é total.

..:: Este método dará aos avaliadores uma visão mais clara dos pontos fortes e fracos de cada proposta. ::..

Por exemplo, um fornecedor pode apresentar o workflow como um componente do SW de gestão documental e outro propôr-se integrar um workflow do mercado. Assumindo que ambos correspondem ao requisito de workflow, se o cliente considerar uma vantagem ter uma solução construida de base como um todo, esta resposta será pontuada com 5 para o primeiro fornecedor e com 4 para o segundo.

Mas será provàvelmente ao contrário se o cliente preferir ter uma solução de workflow baseada em standards de mercado.

Permitirá igualmente ordenar os critérios de acordo com os objectivos do projecto, mantendo na perspectiva correcta a importância relativa de cada requisito individual. Por exemplo, se o arquivo, gestão e pesquisa dos outputs de computador não fôr muito importantepara o projecto, o peso dessa funcionalidade deverá ser inferior (p. ex. de 1 a X-2).

Outro argumento a favor da classificação numérica é que a pontuação de certos requisitos, dependerá bastante da interpretação do avaliador e da credibilidade do fornecedor. Por exemplo, se fôr pedido um plano de desenvolvimento de SW, a pontuação não pode reflectir apenas se ele foi ou não fornecido, mas também o seu conteúdo.

..:: Não comparar alhos com bogalhos! ::..

Confira o restante do artigo no website da Revista InfoImagem.

Especialista indica tendências na gestão de fornecedores de serviços

"Segundo Ricardo Aun, diretor Comercial da New Age Software, para sobreviver no mercado competitivo, é condição sine qua non para as empresas oferecer excelência no atendimento, o melhor serviço ou produto, sempre com qualidade e menor preço. “Para a permanência e perpetuação em seu segmento é preciso estar atento a fatores como a grande concorrência existente e a adoção programas de melhoria contínua, de redução de despesas e custos, de pontualidade, de terceirização, dentre outros”, afirma.

Aun indica a estratégia da terceirização ou outsourcing como recorrente nas organizações que necessitam manter o foco no seu core-business. Para isso as empresas devem eleger fornecedores parceiros que irão realizar tarefas que não sejam o foco do negócio principal. Mas o executivo alerta: “o grande número de serviços terceirizados acarreta para os gestores empresariais novas tarefas como gerenciar contratos, controlar, estabelecer metas, medir prazos e os valores propostos e, sobretudo, a qualidade dos serviços que esses fornecedores oferecem.”"

Artigo completo: Especialista indica tendências na gestão de fornecedores de serviços

Como escolher um fornecedor por atacado dos doces

"Antes de selecionar uma companhia de doces por atacado, a primeira coisa considerar é o preço de seu produto. Entretanto, os atacadistas compartilham de uma competição vasta nos termos do preço de produtos diferentes dos doces. Compare na qualidade e fixe o preço de ambos.

Um outro ponto da consideração é como estas companhias lhe enviam o produto. Wok bom para você. Algumas companhias são conhecidas para seus serviços e algum para seus doces. Empregue para a combinação esperta de ambas as coisas.

É importante ver como você está indo pagar por estes doces. Escolha uma opção do pagamento que seja a mais de confiança e apropriada. Certifique-se de que você recebeu produtos frescos. Confirme a confiabilidade da companhia sobre o abastecimento em produtos e outros serviços oferecido pela companhia."

Boas dicas! Artigo completo: Como escolher um fornecedor por atacado dos doces

Como escolher um fornecedor? « MCapucci.blog

"Nesse post anterior aqui no blog falei sobre quanto cobrar por um site, com algumas dicas de como o prestador de serviço pode chegar num preço que valha a pena para ele trabalhar e que o cliente consiga saber o que está comprando, hoje vamos para o outro lado do balcão, falar sobre como escolher um bom fornecedor.

A primeira coisa a fazer para encontrar um bom fornecedor é você saber muito bem o que está querendo comprar.


Ligar ou mandar e-mail para uma dúzia de empresas dizendo simplesmente “Quero um site!” :) , vai fazer você ter uma dúzia de orçamentos, porém eles terão uma variação tão grande de preços, qualidade da proposta e nível de entendimento da sua necessidade, que provavelmente vão te deixar mais confuso do que te ajudar a escolher o fornecedor."

Artigo completo: Como escolher um fornecedor? « MCapucci.blog

Decreto proíbe eventos perto de locais de jogos da Copa 2014 « Blog do Passos

A prefeitura do Rio de Janeiro vai proibir eventos em áreas públicas no entorno do Maracanã e dos hotéis que forem escolhidos pela Fifa para hospedar seleções durante a Copa do Mundo de 2014. A medida valerá ainda para o Estádio João Havelange, o Engenhão, cogitado para abrigar treinos, e os palácios da Cidade e das Laranjeiras, oferecidos pelos governos municipal e estadual para serem a sede administrativa da Fifa durante o torneio. Eventos particulares que atraiam grande público e causem problemas no trânsito também poderão sofrer restrições, se ficarem no perímetro das instalações da Copa ou no caminho das delegações.

Notícia completa: Decreto proíbe eventos perto de locais de jogos da Copa 2014 « Blog do Passos

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Editora Aleph: comunicado sobre oportunidade editorial

Colegas, saudações!

Escrevo para divulgar que a editora Aleph, da qual o Guilherme Lohmann e eu - Alexandre Panosso - somos editores de turismo, está abrindo a oportunidade para autores de livros de duas temáticas específicas: eventos e psicologia, ambos aplicados ao turismo.

A editora já tem o formato de como devem ser os livros. Nesse sentido, quem tiver interesse em ser um autor da Aleph, especificamente nesses dois temas, envie um e-mail para alexandrepanosso@gmail.com e guilherme.lohmann@gmail.com.

Quando recebermos o e-mail de interesse, passaremos as normas de como deve ser o livro e então o autor terá um tempo para submeter uma proposta de sumário.

Receberemos os e-mails de interesse até o dia 21 de julho. Somente depois dessa data entraremos em contato efetivo com os interessados para enviar as normas (desculpem esse item, mas é que estaremos em viagens até essa data por isso impossibilitados de responder com calma as propostas).

A escolha dos possíveis autores será por análise do Lattes e da proposta de sumário do livro em específico.

Até mais!
Alexandre Panosso

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Embratur procura parceiros para expor em feiras internacionais

Por: Aline Costa - Hôtelier News


Já estão abertas as inscrições para empresas públicas e privadas do segmento de turismo interessadas em serem parceiras da Embratur na promoção do Brasil em feiras internacionais.

"Além de reunirem um grande número de profissionais e turistas em potencial, estes eventos promovem a diversidade cultural e natural do país ao divulgar os novos destinos", afirma Marcelo Pedroso, diretor de Produtos e Destinos da Embratur.

São oito feiras que serão realizadas em sete diferentes mercados - França, Rússia, Itália, Paraguai, Reino Unido, Argentina e Espanha - e contemplam os segmentos de Multiprodutos, Mice, Negócios, Eventos, Incentivos e Luxo.

As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas pelo portal da Confederação Brasileira de Convention & Visitors Bureau, indicado abaixo.

segunda-feira, 22 de junho de 2009

UBRAFE lança Calendário 2009 "Principais Feiras de Negócios do Brasil" em São Paulo e divulga projeções do setor para o próximo ano

..:.. A notícia é antiga. Publico aqui para saber se algum de nossos leitores possui o material ..:..

Na noite do dia 14 de agosto, as lideranças das maiores empresas promotoras de feiras de negócios do Brasil, além de personalidades do trade de eventos e de entidades ligadas ao setor de hotelaria, se reuniram em São Paulo durante o lançamento do Calendário UBRAFE "Principais Feiras de Negócios do Brasil", em sua edição 2009.

Comemorando 20 anos da publicação, o evento, que contou com a presença de Ayrton Nogueira, secretário de Políticas de Turismo do Ministério do Turismo, trouxe a apresentação "Panorama Brasileiro das Feiras de Negócios em 2009", que norteou a atividade de promoção comercial brasileira no próximo ano através de projeções do Calendário UBRAFE. José Francisco Lopes, diretor de Estudos e Pesquisa do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), também ministrou uma palestra com números precisos do turismo nacional, linkados com o fomento da atividade de feiras e eventos e as oportunidades para os destinos brasileiros com o turismo de negócios.

As 147 principais feiras de negócios do Brasil em 2009 serão sediadas em 23 cidades, entre elas Natal (RN), que pela primeira vez figura no Calendário da UBRAFE - União Brasileira dos Promotores de Feiras. Há ainda um grande evento de negócios no exterior, que totaliza as 148 feiras do anuário, ponto de encontro para 4,6 milhões de visitantes profissionais. Os maiores players do mercado promoverão feiras de negócios em uma área total de 2,5 milhões/m2, palco da exposição de produtos e serviços para 35 mil empresas de todos os portes.

"Os 15 mil exemplares, entre Calendários impressos e no formato de cd-room, serão distribuídos em embaixadas, feiras no exterior, eventos nacionais, órgãos públicos, Ministérios, câmaras de comércio internacionais e prefeituras. Posteriormente, todo o conteúdo do Calendário UBRAFE 2009 será disponibilizado no site da UBRAFE - www.ubrafe.org.br", afirma Jorge Alves de Souza, presidente da UBRAFE.

"Fechamos o Calendário UBRAFE 2009 com 148 feiras, mas, dada a antecedência de seu lançamento, esperamos que este número cresça significativamente, atingindo o número de 172 grandes feiras de negócios em 2009", explica Armando Campos Mello, diretor da UBRAFE.

Mais informações para a imprensa sobre a UBRAFE:
Bansen & Associados
Fone: (11) 5539-2344

Marcelo Fontenele (marcelo@bansen.com.br)
Marília Schumann (marilia@bansen.com.br)

Fonte: UBRAFE

Feiras de negócios são responsáveis por 89,8% do total do público de eventos em São Paulo

O São Paulo Convention & Visitors Bureau (SPC&VB) acaba de divulgar novos números sobre o setor de eventos em São Paulo, através de sua publicação trimestral com notícias sobre as principais ações da entidade, indicadores do trade, informações e atividades importantes na cidade. Neles, as novas perspectivas reforçam a importância do segmento de feiras de negócios na capital paulista, sobretudo quando esta atividade é comparada aos 141 principais eventos previstos em São Paulo este ano.

Um dos dados do SPC&VB aponta que de 1.255.529 participantes destes encontros, 1.128.649, ou 89,89%, são visitantes das grandes feiras de negócios em São Paulo, sendo que dos 141 eventos analisados, apenas 39 são feiras de negócios. Isto pode ser justificado pelo fato de que as grandes feiras de negócios sediadas em São Paulo têm caráter internacional e atraem, anualmente, milhões de profissionais de todas as regiões do Brasil, ao mesmo tempo em que são procuradas por milhares de visitantes vindos de dezenas de países do exterior. Vale lembrar que estas 39 feiras de negócios tabuladas pelo SPC&VB correspondem somente a 32,7% do total de feiras de negócios contabilizadas pela UBRAFEUnião Brasileira dos Promotores de Feiras – na capital paulista em 2008, que registra 119 grandes feiras de negócios na cidade este ano, ponto de encontro para mais de 4.700.000 visitantes profissionais.

O crescimento do mercado brasileiro de feiras de negócios vem gerando uma série de benefícios para as cidades brasileiras que sediam as feiras. E São Paulo, sede de 75% das feiras realizadas no país, é o exemplo mais notável de cidade que se beneficia com o turismo corporativo gerado pelas feiras de negócios. Segundo dados da UBRAFE – União Brasileira dos Promotores de Feiras - as feiras de negócios realizadas em São Paulo neste ano movimentarão R$ 2,9 bilhões de receita (R$ 850 milhões em locação de área para exposições; R$ 850 milhões em serviços nos pavilhões e R$ 1,2 bilhões em viagens, hospedagem, alimentação, transportes e compras). Em 2007, foram arrecadados em torno de R$ 110 milhões em impostos municipais em São Paulo com a atividade de feiras de negócios.

Mais informações para a imprensa sobre a UBRAFE e SINDIPROM:
Bansen & Associados
Fone: (11) 5539-2344

Marcelo Fontenele (marcelo@bansen.com.br)
Marília Schumann (marilia@bansen.com.br)

Fonte: UBRAFE

Grande ABC paulista: Consórcio promove seminário de turismo

Com intuito de impulsionar os trabalhos regionais e desenvolver o potencial turístico das sete cidades, o Consórcio Intermunicipal Grande ABC e a Agência do Grande ABC realizam na próxima quinta-feira (25/06), o 1º Seminário do Turismo Regional. O evento ocorrerá na sede do Consórcio e apresentará as iniciativas municipais relacionadas ao turismo e a sua interface com as políticas das demais esferas de governo, buscando soluções para o desenvolvimento turístico da região.

As ações existentes hoje no campo do Turismo nos três níveis de governo (municipal, estadual e federal) serão mostradas durante o evento em dois painéis. A ideia é promover a interação e integração dessas políticas para direcionar o Grupo de Trabalho de Turismo do Grande ABC a explorar o potencial turístico das sete cidades da melhor maneira. E otimizar o desenvolvimento de projetos e a captação de recursos para incrementar a economia local a partir de atividades turísticas da região.

O evento deve contar com a participação dos secretários municipais de Desenvolvimento Econômico e Turismo; representantes do Ministério Turismo e da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo e o diretor do São Paulo Convention & Visitors Bureau. Interessados em participar do evento devem fazer sua inscrição pelo e-mail turismo@agenciagabc.com.br

sexta-feira, 5 de junho de 2009

II WORKSHOP UNIVERCIENCIA 2009: Novas possibilidades de indexação de periódicos científicos

A equipe do Projeto UNIVERCIENCIA – Portal de Revistas de Acesso Aberto em Ciências da Comunicação e Turismo, em parceria com a La Red de Revistas Científicas de América Latina y el Caribe, España y Portugal (REDALYC), convidam os editores de revistas científicas para o II WORKSHOP UNIVERCIENCIA 2009: Novas possibilidades de indexação de periódicos científicos.

..:: Serviços ::..

Data: 09 de junho de 2009

Horário: 10h30 às 15h30

Local: Av. Prof. Luciano Gualberto, 908. Bloco FEA4. Cidade Universitária. Centro Interativo de Ensino e Pesquisada (CIEP) da Biblioteca da Faculdade de Economia e Administração (FEA/USP).

..:: Objetivos ::..

- Apresentar os serviços e produtos disponíveis a editores científicos de revistas iberoamericanas pela Rede Redalyc;

- Discutir os requisitos Redalyc de avaliação de revistas científicas com vistas a facilitar e incrementar a participação brasileira na rede.

..:: Programa ::..

10h30: Abertura: Profa. Dra. Sueli Mara S. P. Ferreira. Coordenadora. Portal Univerciencia (ECA/USP)

10h40: A Rede Redalyc aumentando a visibilidade e acessibilidade das revistas científicas da iberoamerica: Profa. Dra. Rosario Rogel. Universidad Autónoma de Estado de México (UAEM)

12h00: Almoço

13h30: Exercícios de auto-avaliação das revistas brasileiras seguindo os requisitos Redalyc: Profa. Dra. Rosario Rogel. Universidad Autónoma de Estado de México (UAEM)

Favor confirmar presença, informando nome completo, email e titulo da revista: cedus@usp.br

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Coisas que todo profissional de atendimento deveria fazer « Blog do Passos

Coisas que todo profissional de atendimento deveria fazer « Blog do Passos: "Um texto interessante com 9 coisas que todo profissional de atendimento deveria fazer. Indispensável para quem atua ou deseja atuar na área:

1. Seja obcecado por coisas novas
A gestão de contas deve melhorar na questão “descobrimento”. Saia e experimente coisas novas, especialmente online. Seja o primeiro. É bem divertido. Não espere que os outros tem contem sobre as coisas. Além disso, se você deseja liderar seus clientes para o novo mundo da mídia (busca, compartilhamento, transparência, inovação), você também deve experimentar coisas novas.

2. Mantenha seu foco no amor aos trabalhos excelentes
Grandes profissionais de atendimento sentem algo diferente quando veem grandes trabalhos. Profissionais medianos não. (Na verdade, se você não sente isso quando vê um grande trabalho, talvez atendimento de contas não seja sua praia.) Nunca se esqueça: a relação entre cliente e agência gira em torno de bons trabalhos que geram resultados para o negócio. Grandes profissionais de atendimento estudam trabalhos criativos do mundo todo e conseguem citar, rapidamente, qual agência fez o que."

terça-feira, 2 de junho de 2009

Encontro Regional de Ecoturismo da Faculdade do Litoral Sul Paulista (FALS)

O evento será uma mesa redonda reunindo profissionais especializados da área de Turismo para discutir sobre as atividades que acontecem na região como: Ecoturismo (Lafayete Alarcon da Silva – Diretor do Núcleo Itutinga Pilões do Parque da Serra do Mar), Turismo de Aventura (Renato Marchesini – Caiçara Expedições) e Adaptado para Portadores de Necessidades Especiais (Selma Serrano Amaral – Coordenadora de Planejamentos e Projetos Turísticos de Praia Grande), além de divulgar a importância do Turismo Sustentável e Conscientização Ambiental (Mauricio Campina – Turismólogo especializado em Meio Ambiente e Turismo de Aventura) e sobre os Equipamentos de Ecoturismo – (Carlos Fontoura).

O Encontro acontecerá no dia 6 de junho, sábado, às 15 horas na SEDUC - Secretária de Educação, localizada na Rua José Borges Neto, nº 50 – Vila Mirim -Praia Grande - SP.

..:: Serviço ::..

Inscrições: ecofals@gmail.com

Para fazer o download da carta-convite do evento, assinada pela Relações Púbilcas da Fals, Ana Paula Villela, clique aqui!

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Senac Santos: Semana do Meio Ambiente 2009

A Caiçara Expedições participará da Semana do Meio Ambiente promovida pela unidade santista do Senac expondo parte de sua infra-estrutura operacional durante o evento.

Hoje (01/06) eu e o Renato Marchesini atracamos na sede do Senac em Santos com o Land Rover Defender 110 e a carreta que carrega as quatro canoas utilizadas na operações da empresa.

Ao longo da semana vamos publicar as novidades e o desenvolvimento do evento. Acompanhem!

Um forte abraço!
Sucesso sempre,
Aristides Faria