domingo, 30 de agosto de 2009

Lançamento: Cenários do Turismo Brasileiro


Caros amigos,

Compartilho com os demais membros de nossa comunidade a satisfação em ter participado na noite de ontem (27) do coquetel de lançamento do livro Cenários do Turismo Brasileiro (Ed. Aleph), acontecido na Livraria Martins Fontes (unidade Av. Paulista).

A obra foi escrita pelos ícones da literatura em Turismo Luiz Trigo e Alexandre Panosso.

Além da presença de Acadêmicos, também referências em nossos estudos, e demais colegas, tive a grata oportunidade em levar dois de meus alunos na Microlins Unidade São Vicente: David e Jenniffer. É sempre importante compartilhar, como faço por meio desta mensagem, das oportunidades e momentos marcantes de nossas vidas pessoais ou profissionais. Assim, prestigiar os Mestres junto a nossos discípulos é algo sem preço. Tem de ser registrado.

Convido nossos leitores a conferirem a matéria publicada sobre o evento no website Hôtelier News e também no blog do Prof. Trigo.

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

MT: Seminário Nacional Empresas e Comunidades 2009

Lançamento: Cenários do Turismo Brasileiro

A Editora Aleph, a Livraria Martins Fontes, e os autores Alexandre Panosso Netto e Luiz Gonzaga Godoi Trigo, convidam para o lançamento e noite de autógrafos do livro.

..:: CENÁRIOS DO TURISMO BRASILEIRO ::..

O evento acontece dia 27 de agosto, quinta-feira, a partir das 18h30, na loja da Livraria Martins Fontes da Avenida Paulista 509 (próximo à estação Brigadeiro do metrô).

Lembre-se: Os autores farão uma breve apresentação sobre o livro!

Contamos com a sua presença!

..:: Serviço ::..

A Livraria Martins Fontes Paulista possui convênio com os estacionamentos da Rua Manoel da Nóbrega 95, ou 88. (Primeira hora gratuita).

CEDS Litoral Norte promove evento em Ubatuba

O Centro de Experimentação em Desenvolvimento Sustentável - CEDS realiza o Seminário Turismo Sustentável no Litoral Norte de São Paulo.

..:: Quem somos ::..

1. equacionar a visão integrada do território e sua transformação, com base na pauta de temas estabelecida no Diálogo para a Sustentabilidade;

2. abrigar um laboratório de práticas sustentáveis que dêem respostas concretas às questões resultantes dos trabalhos desenvolvidos;

3. facilitar a comunicação sobre a proposta do Diálogo para a Sustentabilidade e as inovações geradas a partir da convergência dos esforços;

4. buscar a convergência de entendimentos entre os diferentes atores envolvidos sobre o que fazer para alcançar os objetivos;

5. o equacionamento técnico dessa pauta de ações, indicando como realizá-las;

6. a formulação e propositura de modelos inovadores de atividades econômicas;

7. a articulação das ações e providencias futuras, decorrente da análise do processo e pelo apoio à capacitação dos grupos regionais; e

8. a documentação para facilitar a comunicação desse processo ao conjunto da sociedade, criando condições para que a proposta seja compreendida e reconhecida em seu alcance positivo.

..:: Faça o download da programação deste evento ::..

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

UNESP Bauru convida: XVI SIMPEP

Prezados professores, mestrandos e doutorandos,

Acham-se abertas as inscrições para o Fórum de Pesquisa, que ocorrerá das 10:30 às 17:30 do dia 09 de novembro de 2009, como atividade complementar do XVI Simpósio de Engenharia de Produção (SIMPEP) e dará direito a um certificado de participação nesta modalidade de apresentação.

O Fórum de Pesquisa tem como objetivo promover a integração e o intercâmbio de idéias entre mestrandos e doutorandos que estejam desenvolvendo pesquisas voltadas para Engenharia de Produção e suas ênfases. Desta forma, o evento deve possibilitar a discussão de projetos de dissertações de mestrado e de teses de doutorado, no estilo de bancas examinadoras informais, constituídas por 2 (dois) pesquisadores experientes nas áreas dos projetos submetidos pelos candidatos, visando à troca de idéias e contribuições aos projetos em desenvolvimento.

Para se inscrever no evento, o interessado deve acessar o link Fórum de Pesquisa, na página do evento, onde estão especificados os documentos necessários para submissão.

Atenciosamente,
Coordenador do Fórum de Pesquisa
Prof. Dr. José Alcides Gobbo Junior – UNESP

-X-

XVI SIMPEP - UNESP - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
AV. ENG. LUIZ EDMUNDO CARRIJO COUBE, 14-01 CEP: 17033-360 BAURU - SP
Fone: (14) 3103-6122 Fone/Fax: (14) 3203-6146
E-mail: simpep@feb.unesp.br

IVT RJ convida para lançamento de livro

A equipe do Laboratório de Tecnologia e Desenvolvimento Social (LTDS) convida você para celebrar os 10 anos de atividades do Instituto Virtual de Turismo do Estado do Rio de Janeiro (IVT-RJ), com o lançamento do livro Turismo de Base Comunitária: Diversidades de Olhares e Experiências Brasileiras.

Este livro é um dos frutos da trajetória de encontros e de reflexões do LTDS, por meio do IVT-RJ, que consolidou uma abordagem do turismo desde uma perspectiva mais ampla e complexa do que como uma atividade exclusivamente econômica.

Este evento será realizado no dia 25 de Agosto, no Auditório da COPPE (sala G-122), Centro de Tecnologia - UFRJ - Ilha do Fundão.

A sua inscrição é necessária em função da capacidade de lotação do espaço, mas não corresponderá à emissão de declarações e/ou certificados de qualquer espécie por participação.

As inscrições deverão ser feitas pelo endereço ivt@pep.ufrj.br no período de 12/08 a 20/08. Você deve colocar seu nome e instituição, no corpo do e-mail, e Evento IVT, no assunto.

..:: Programa ::..
9:30 - Abertura
9:45 - Mesa sobre 10º aniversário do IVT
Prof. Roberto Bartholo - COPPE/UFRJ
Prof. Maurício Delamaro - FEG/UNESP
Representante da FAPERJ

11:00 - Mesa sobre livro Turismo de Base Comunitária
Prof. Davis Sansolo - UNESP
Profª. Teresa Mendonça - IM-UFRRJ
Rodrigo Ramiro - Ministério do Turismo
12:00 - Lançamento do livro

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Eliane Saad é a nova Presidente da ABRH SãoPaulo

Coordenadora do PNBE destaca que ações de cidadania devem integrar dia-a-dia do empresário.

A diretora da Right Management e coordenadora do PNBE Pensamento Nacional das Bases Empresariais, Elaine Saad, é a nova presidente da ABRH Associação Brasileira de Recursos Humanos – Seccional São Paulo.

Ela assume o cargo com a saída de Vicente Teixeira e integra a diretoria executiva da entidade desde 2004. Sua missão é dar continuidade ao trabalho da gestão anterior e buscar na ampliação do senso participativo dos associados o crescimento da entidade.

Entre os assuntos que merecerão atenção especial na gestão de Elaine Saad, destaque para o novo portal da ABRH – SP, mais dinâmico e informativo, com pesquisas atualizadas do setor e a extensão de benefícios importantes para a comunidade, como planos de saúde com melhores condições.

A ABRH-SP é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, fundada em 15 de março de 1965 e vinculada ao Sistema Nacional ABRH. O Sistema Nacional ABRH é uma instituição não-governamental sem fins lucrativos, que dissemina conhecimento do mundo do trabalho para desenvolver pessoas e organizações, influenciando na melhoria da condição social, política e econômica do País.

A instituição reúne executivos, consultores e profissionais que conhecem a fundo o mercado de Gestão de Pessoas. Atualmente o Sistema integra 22 seccionais da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH) em diferentes estados do País e está presente em mais de 40 pontos do território nacional.

O intenso trabalho do Sistema Nacional ABRH em âmbito nacional é reforçado pelos sólidos vínculos que mantém com entidades internacionais, como a World Federation of Personnel Management Associations(WFPMA) e a Federación Interamericana de Asociaciones de Gestión Humana (FIDAGH).

Elaine Saad é associada do PNBE desde 1993. Ela tomou conhecimento da entidade através de uma palestra com o ex-primeiro coordenador geral Emerson Kapaz e logo abraçou a causa empresarial. “Pensei que era uma associação voltada aos grandes empresários, mas logo percebi que eu também poderia participar. Assim que participei de uma reunião de adesão, me associei e estou até hoje. Posso afirmar que o PNBE é único ao agregar cabeças diferentes que lutam pelo mesmo objetivo, que é um País mais justo”, diz.

A carreira empresarial de Elaine Saad começou em 1988 com a Saad Fellipelli Outplacement e a Coaching Gestão Estratégica, empresas que se preocupam com o desenvolvimento dos profissionais dentro de ambientes organizacionais. Em 2000 a Saad Fellipelli uniu-se a Right Management Consultants, Inc., empresa multinacional líder em transição de carreira e consultoria organizacional passando a chamar-se Right Saad Fellipelli.

Em 2006 a nova marca passou a ser Right Management. Juntas oferecem serviços às corporações de todos os tamanhos através de uma rede global de mais de 300 escritórios e pela Internet.

..:: Perfil Elaine Saad ::..

Tem 15 anos de experiência na condução de processos de Career Transition, sendo Sócia-Fundadora da SaadFellipelli em 1988 quando do início da operação da empresa. Responsável pelo gerenciamento da Divisão de Career Transition da Empresa, coordenando as operações da Right no Brasil e América Latina. Palestrante em diversas entidades, seminários e grupos informais, em temas ligados a recursos humanos, planejamento de carreira e empregabilidade.

Chairman Honorária do Comitê de Diretores e Vice-Presidentes da Câmara de Comércio Brasil - Estados Unidos em São Paulo, bem como Vice-Chairman do Comitê de Recursos Humanos da mesma Entidade. Presidente da ABRH - Associação Brasileira de Recursos Humanos / Seccional São Paulo.

Desde junho/96 é Coordenadora Nacional do PNBE - Pensamento Nacional das Bases Empresariais. Pós-Graduada em Administração de Empresas pela Fundação Armando Álvares Penteado. Graduada em Psicologia - Licenciatura e Bacharelado - pela Organização Santamarense de Educação e Cultura / OSEC (1985).

..:: Fonte: PNBE

Gestão de Eventos

Não Existe uma receita pronta para ser aplicada na Gestão de Eventos.

Por: José Eduardo de Souza Rodrigues - Diretor Superintendente da Office Brasil

Como já afirmou Peter Drucker, “o gestor é aquele que tem a tarefa de criar um todo verdadeiro que seja maior do que a soma de suas partes, uma entidade produtiva que ofereça mais do que a soma de recursos nela investidos”.

Quando se reflete sobre a Gestão de um Evento Corporativo, deve-se em primeiro lugar avaliar o número de variáveis envolvidas e o grau de complexidade que o assunto se reveste, para então se iniciar o seu planejamento.

Um Evento Corporativo está diretamente relacionado à imagem de marca de uma empresa, entidade ou produto, e para sua execução várias atividades devem ser realizadas de forma simultânea, inúmeras pessoas com características e em situações diferentes são envolvidas, quer na operação, quer como participante.

Nele, o tempo atua como um instrumento de pressão, a ocorrência de falhas na sua execução é inaceitável, e a sua realização deve ser executada de acordo com o que foi planejado.

Assim, quando se pensa na Gestão de um Evento, o gestor deve valer-se dos conceitos da administração para aplicá-los de forma conveniente e adequada, ao ambiente em que os Eventos acontecem.

Na verdade, não existe uma receita pronta para ser aplicada na Gestão de Eventos Corporativos, já que os Eventos são de formatos muito distintos e com número de variáveis bem diferentes.

A aplicação desses conceitos altera-se de intensidade, conforme a forma, a dimensão, o envolvimento do tempo e de outras tantas variáveis que compõe a sua formatação.

A evolução e o crescimento dos Eventos têm exigido uma nova postura nos estilos pessoais e gerenciais dos gestores, voltados para uma realidade diferenciada e tendo como pano de fundo as mudanças e os novos conhecimentos.

O grande desafio das Empresas tem sido à busca da competência e da capacidade de se organizarem para se adaptarem a importância que os Eventos passaram a ter em seus planos de marketing.

Tornou-se imperioso para as Empresas e Entidades saber participar, saber fazer, saber avaliar e escolher os Eventos para poder fazer um melhor uso de suas verbas de marketing direcionadas a área de Eventos. Hoje existem, por exemplo, mais feiras comerciais para se participar do que verbas para se investir nesse tipo de ação.
E como as estruturas encontram-se cada vez mais enxutas, saber escolher o parceiro adequado que a apóie na melhor escolha do formato do Evento, na utilização dos novos métodos de organização e no uso de novas ferramentas tecnológicas, que buscam reduzir a zero a margem de erros, além de lhe oferecer suporte na avaliação do retorno conseguido sobre os valores investidos, tornou-se fundamental para elas.
Novos métodos de trabalho, atitudes e comportamentos mais criativos, visão mais abrangente do Evento, criaram o clima propício para que novos modelos de Gestão de Eventos se aperfeiçoassem.

Fazer a Gestão de um Evento Corporativo envolve uma gama muito mais abrangente e diversificada de atividades do que se pode supor.

É preciso lembrar que os Eventos envolvem públicos de diferentes áreas, perfis profissionais e linguagens distintas, e que as situações carregam cada vez um número maior de variáveis.

Os processos de planejamento e de decisão estão cada vez mais apertados no tempo e os prazos de ação e reação cada vez menores.

Num Evento, o Gestor está cada vez mais exposto a uma enorme diversidade de culturas ao mesmo tempo, relacionando-se com vários públicos de interesse (stakeholders) tais como os clientes, imprensa, fornecedores, parceiros, autoridades, funcionários da empresa, pessoal contratado e até voluntários, inclusive de outras nacionalidades, que lhes confere uma característica de multiculturalidade como em poucas outras áreas do management se observa.

E nestes tempos de evolução da tecnologia da informação e da comunicação, as mudanças oferecem constantemente novas oportunidades à inovação na Gestão dos Eventos.

Assim, a diferença entre o sucesso e o fracasso de um Evento, estará ligada ao melhor uso dos recursos disponíveis, de acordo com o formato do Evento em questão.

O Gestor de Eventos de hoje precisa estar absolutamente preparado para perceber, refletir decidir e agir com o apoio de todas as ferramentas que esta nova sociedade do conhecimento lhe coloca à disposição.

No ambiente de negócios de hoje a inovação, a agilidade, a atenção, a criatividade, a ênfase no talento dos indivíduos e na sinergia do trabalho em equipe, e no uso das ferramentas tecnológicas disponíveis, são fatores que diferenciam uma Gestão de Eventos com qualidade de uma Gestão sem talento.

É preciso buscar as soluções mais adequadas para cada caso, desenvolver as habilidades individuais, repensar o estilo gerencial e os fatores que apóiam a tomada de decisões e aproximar os Eventos cada vez mais das expectativas do público - alvo envolvido.

É preciso também rever os conceitos de construção dos Eventos e buscar uma harmonia entre os objetivos de marketing da Organização e as soluções que o mercado oferece para esse tipo de ação mercadológica.

É preciso ainda avaliar os indicadores de desempenho financeiros e não financeiros para que se possa confirmar o acerto das decisões ou encontrar outras formas de participação.

Em todos os casos, ao se proceder a Gestão de um Evento Corporativo, é importante que se exercite em profundidade funções como o planejamento, a criatividade, o controle e a gestão das pessoas.

Pode-se dizer que não existe uma função de gerenciamento mais importante que a outra.
Mas ao se considerar o Gerenciamento de Eventos, a função do Planejamento assume sem dúvida uma importância maior.

Não seria exagero afirmar que a obtenção do sucesso numa Gestão de Eventos advém do fato de ser dado ao seu planejamento uma posição de destaque.

Pode-se perfeitamente afirmar que o que se investe de tempo no planejamento se ganha no seu acompanhamento, além de se reduzir com um planejamento bem feito os riscos de falhas e as áreas de tensões na hora de sua implementação.

Seu maior valor está então em reduzir a incerteza, em concentrar a atenção nas metas, gerando unidade de propósito, produzindo uma operação eficiente e garantindo que se estabeleçam sistemas adequados de controle.

E é muito importante que se construa um sistema de avaliação do tempo que envolva todas as atividades, e que permita que o fator tempo seja percebido com maior clareza e de certa forma “dominado”.

Mas para que o planejamento se processe é preciso avaliar a função da criatividade.
Criar deve ser o primeiro passo no processo de planejamento.

Através do pensamento criativo e inovador encontram-se as soluções mais viáveis.
E a partir daí o pensamento se organiza para o planejamento que deve ser adequado e fundamentado nas necessidades do Evento.

Mas na Gestão de Eventos também é preciso exercer um sistema de controle bem elaborado para que o Evento seja conduzido até o seu final sem perder o seu foco principal.

Controlar o Evento é monitorá-lo no seu desempenho, do sistema aos recursos.
Um controle eficaz envolve avaliar o que está sendo feito, comparar resultados com o plano, desenvolver ações para corrigir distorções e se necessário, voltar ao plano original.

Nessa perspectiva a área financeira assume vital importância no controle do Evento, já que os orçamentos e a dinâmica de entradas e saídas de valores exercem uma importância enorme no desenvolvimento do Evento.

O controle deve ser expresso em relatórios que permitam a tomada rápida de decisões, além de manter um sistema flexível de ajustes e de informação.

..:: Mas não menos importante é a Gestão de Pessoas envolvidas num Evento. O Gestor faz a gestão do evento através de pessoas. ::..

Para isso é preciso manter a equipe informada e motivada sobre o Evento como um todo para que esteja sempre interessada na realização de suas atividades.

E lembrando que os eventos são de natureza transitória, o treinamento de pessoal mais do que nunca precisa ser incentivado. De uma maneira geral as pessoas gostam de receber orientação ao invés de apenas executarem suas tarefas sob pressão. E quanto mais treinamento, melhor para a qualidade do Evento.

Além do treinamento, conseguir parceiros e voluntários capacitados e qualificados é um esforço que precisa ser feito para que qualquer Evento tenha sucesso.

Mas a construção de um Sistema de Gestão de Eventos deve levar em consideração ainda alguns fatores adicionais que o tornam mais complexo.

É importante uma atenção especial em relação às delegações de autoridade, às tomadas de decisão e ao gerenciamento das crises.

Em um Evento não existe espaço para a hesitação. Sempre que possível deve ser utilizado o conhecimento do grupo para a formação de muitas das decisões. Da mesma forma, a delegação de autoridade nas pequenas decisões deve ser incentivada, porque todos se sentem com uma parcela de responsabilidade e procuram contribuir da melhor forma.

E as pessoas precisam receber funções que estejam à altura de suas capacidades, pois sempre que a delegação é planejada, com clareza e não exija muito tempo para ser entendida ela ajuda a multiplicar os resultados.

O Gestor deve finalmente ter a habilidade de solucionar problemas e superar crises, com agilidade e alto grau de acerto, já que essa área não permite que a solução fique para depois. Um bom Gestor de Eventos enfrenta crises e deve lidar com elas de forma calma e eficaz, e é essa habilidade um pré - requisito fundamental para as pessoas que ocupam posições importantes no gerenciamento de Eventos.

Assim as habilidades analíticas do gestor devem ser fortalecidas e ele deve concentrar boa parte de seu esforço no desenvolvimento de suas qualificações pessoais, porque ele precisa ter muitas habilidades para conseguir levar avante sua tarefa:
Ele deve ser acessível, decidido, esforçado, flexível, informado, inovador, firme, justo, carismático, criativo, compreensivo, democrático, diligente, motivador entusiasta, organizado, analítico, e muito atento a tudo que se desenvolve a sua volta.
Por isso ele tem que ser preciso e sistemático na abordagem de cada problema, e não pode negligenciar nenhum detalhe, por menor que seja.

E por fim, ele deve construir a inteligência da Gestão reunindo parceiros e colaboradores em torno do processo de construção de valor para o Evento e alinhar as pessoas em torno desses valores desenvolvidos.

E como a Gestão de um Evento Corporativo não pode ser realizada por uma empresa só e muito menos por uma pessoa só, sempre terá que ter alguém assumindo a responsabilidade de cada uma das tarefas de um Evento por menor que ela seja e por mais rápido que aconteça.

Mas que o Gestor do Evento deve saber quem é, onde está e o que vai fazer.

Pois como já disse Elridge Cleaver, “ou você é parte da solução, ou é parte do problema...”.

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Projeto Birone Capri: Livro Nascente

O livro Nascente faz parte do Projeto Birone Capri, sendo o 7º livro desta iniciativa. Este empreendimento, que definitivamente teve sucesso, foi criado por Birone e tem como objetivo divulgar novos autores e abrir caminhos para as suas realizações.

Rodrigo Vaz, autor de um dos capítulos, participa pela segunda vez do projeto. O autor e ator amador afirma que já está "preparando material para minha terceira participação".

..:: Clique aqui Faça contato com o autor ::..

PUC RS: X Seminário Internacional da Comunicação

..:: Apresentação ::..

A problemática do imaginário sempre relacionada ao vetor comunicação marca as atividades deste programa – PPGCOM da PUCRS - desde sua criação em 1994. Nesse sentido, grande parte da internacionalização do PPGCOM deve-se aos laços estreitos com intelectuais e pesquisadores que atuam nessa mesma área.

A proposta do X Seminário Internacional da Comunicação consiste justamente em debater as repercussões, tanto em nível filosófico quanto sociocultural, das mudanças que as tecnologias de comunicação provocam na cultura e na sociedade contemporâneas. Transformações estas que estão entrelaçadas com os imaginários em circulação. Nesse sentido, nada melhor que a consolidação de uma parceria com o Centro de Estudos do Atual e do Quotidiano, realizando sua jornada anual em Porto Alegre.

O Seminário Internacional do PPGCOM da FAMECOS/PUCRS, atividade que ocorre a cada dois anos, tem por objetivo congregar a comunidade científica, no domínio da comunicação e das ciências humanas, em busca de intercâmbio informativo e de reflexão partilhada. Entende-se que o saber é um produto de práticas coletivas, recebendo o indivíduo estímulo e condições aprimoradas no contato com os seus pares. Em tempos de crise de referenciais, pensar em conjunto significa investir no patrimônio social e valorizar a interatividade.

..:: Grupos de Trabalho e Coordenadores ::..

GT1: Estudos em Jornalismo: Prof. Dra. Beatriz Dornelles

GT2: Mídias Sonoras: Prof. Dr. Luciano Klöckner

GT3: Comunicação e Indústria Audiovisual: Prof. Dr. João Guilherme Barone

GT4: Publicidade e Propaganda: Profa. Dra. Cristiane Mafacioli Carvalho

GT5: Comunicação Organizacional e Relações Públicas: Profa. Dra Cleusa Scrofernecker

GT6: Turismo, Imaginários e Comunicação
Coordenação: Profa. Dra. Marutschka Martini Moesch

Debater a práxis turística como não disjuntiva, nem linear, mas sim, como construção dinâmica, permanente, onde o sujeito turístico em sua transumância se move, constrói de forma imaginal, comunica seus desejos mais íntimos, em processos objetivos de deslocamento (viagem/transporte), de estada (hospedagem, alimentação e segurança), e de prazer (o encontro cultural, a diversão e a hospitalidade). Deslocamento humano, imaginário do sujeito turístico, percorrido de forma nodal pela comunicação e pela informação. Reflexão sobre deslocamento – nomadismo e do sedentarismo - o encontro entre visitantes e visitados, o espaço, o tempo, o imaginário a partir da experiência local, mas com implicações globais.


GT7: Comunicação e Cultura: Prof. Dr. Antonio Hohfeldt

GT8: Comunicação Política: Prof. Dra. Neusa Demartini Gomes

GT9: Manifestações Visuais Contemporâneas: Profa. Dra.Maria Beatriz Rahde (rahde@pucrs.br) e Prof. Dr. Flavio Vinicius Cauduro

GT10: Tecnologias do Imaginário e Cibercultura: Prof. Dr. Eduardo Pellanda

..:: Confira aqui as normas para submissão de trabalhos ::..

Lançamento: Gringo na Laje: Produção, circulação e consumo da favela turística

Bauru (SP): I Simpósio Internacional de Televisão Digital

A programação será composta por mesas, oficinas e workshop.

Dia 18, às 20h, Euzébio Tresse, consultor do Fórum do Sistema Brasileiro de Televisão Digital - SBTVD - realizará a conferência de abertura com o tema "Panorama da Televisão Digital no Brasil: perspectivas e embates".

Dia 19, às 10h a mesa “Comunicação, Produção de Conteúdos e Políticas Públicas: desafios para Televisão Digital no Brasil” terá a participação de Mauro Garcia (diretor de Projetos Especiais da TV Cultura), Fernando Dias, (presidente da ABPI – TV), André Barbosa (assessor especial da casa civil) e James Görgen (membro da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura - MinC).

Às 14h, Fernando Spanhol (Diretor da ABED), Maria Teresa Quiroz (diretora da Faculdade de Comunicação de Lima), Márcio Pereira (gerente de tecnologia do Canal Futura) e Érico da Silveira (Diretor do canal TV ESCOLA do Ministério da Educação - MEC) participam da mesa “Tecnologias Educacionais para a Televisão Digital”. Às 20h30min, a mesa “Padrão do Sistema Digital Brasileiro: convergência, interatividade em multiplataformas” reúne Luis Valle (coordenador do curso de Pós-Graduação em Televisão Digital da Universidade de Palermo, na Argentina), Guido Lemos (coordenador do Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital – LAVID – da Universidade Federal da Paraíba - UFPB e participante do desenvolvimento do middleware Ginga), Liliana Nakonechnyj (integrante do Fórum Brasileiro de Televisão Digital, coordenadora do Grupo SET de Estudos de Canalização Digital e diretora de Engenharia de Transmissão e Apoio às Afiliadas da Rede Globo de Televisão) e Salustiano Fagundes (diretor da HIRIX Engenharia de Software e CEO da HXD Interactive Television).

Às 17h30min, no intervalo entre as mesas será realizada uma sessão de lançamento de livros. Às 18h, Daniel Uchôa membro das empresas Caelum e Overmedia Networks, especializadas em treinamento de profissionais para televisão digital realiza o workshop “Desenvolvimento de aplicações JAVA para o GINGA”. As atividades serão gratuitas a todos os participantes. As inscrições para o workshop serão abertas dia 10 de novembro pelo site do evento.

No dia 20, às 8h, será realizada a sessão de relatos de pesquisas e às 10h terão início três oficinas e uma mesa paralela. “GINGA” será ministrada por Luiz Fernando Gomes Soares, representante da academia no Fórum Brasileiro de TV Digital e coordenador geral do Laboratório de Sistemas Multimídias "TeleMídia" da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). "Governo Eletrônico" será realizada pelo professor José Luís Bizelli, diretor da Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara e doutor em Sociologia pela UNESP. "Modelagem de Conteúdos e Ambientes Televisivos de Aprendizagem para TV Digital" e será ministrada por Francisco Rolfsen Belda, jornalista pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCAMP) e doutor em Engenharia de Produção pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (USP). As oficinas são gratuitas e as inscrições podem ser feitas por meio do site do SIMTVD.

TV Digital da UNESP: entre a teoria e a práxis” é a mesa organizada por Antônio Carlos de Jesus, coordenador da Televisão UNESP com a participação de pessoas relacionadas ao setor audiovisual e à TV-U Willians Balan, Érika Dios, Fernando Gelonese e José Carlos Lúcio Correa.

Também no dia 20, às 14h
, acontecem as mesas temáticas “Cidades Digitais” organizada por José Luis Bizelli com a participação do Leonardo Mendes, professor doutor da UNICAMP e “Produção Digital em Sistemas Fechados de Televisão: A experiência BM&FBovespa” com a participação de Alcides Ferreira, diretor de Comunicação da BM&FBovespa, Ricardo Resende, coordenador do Centro de Televisão BMF e Eduardo Bicudo, consultor de tecnologia do mesmo Centro.

Às 16h serão realizadas sessões de grupos de trabalho. Apenas os inscritos no evento poderão ter acesso às mesmas.

..:: Inscrições ::..

As inscrições podem ser feitas até 09 de novembro pelo site www.faac.unesp.br/simtvd , onde podem ser conferidas mais informações sobre participantes, programação e inscrições.

..:: Pós-Graduação em Televisão Digital ::..

O Programa de Pós-Graduação em Televisão Digital da UNESP (PPGTVD), promotor do evento, iniciou as atividades em agosto de 2008. É um mestrado profissional, com ênfase em gestão de novos meios e inovação de produtos, preocupado em atender a demanda de um mercado profissional em desenvolvimento.

O corpo docente é formado por pesquisadores com trabalhos relevantes de pesquisa e desenvolvimento em televisão digital. Os profissionais são ligados às áreas de economia política e gestão da comunicação e informação, educação a distância e inovação tecnológica em hardware e software.

..:: Serviço ::..

1º Simpósio Internacional de Televisão Digital

Data: 18, 19 e 20 de novembro de 2009

Local: Campus da UNESP - Bauru
Av. Eng. Luiz Edmundo C. Coube, 14-01

Fonte: Juliano Maurício de Carvalho (organizador e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Televisão Digital) e Maria Cristina Gobbi (organizadora e coordenadora da linha de Gestão e Informação do Programa)

Telefones: Pós-Graduação (14) 3103-6057

Lecotec (14) 3103-6168

Florianópolis (SC) sedia o III FestJogos

III Festival de Jogos Empresariais e Cooperativos, Recursos Técnicos, Dinâmicas de Grupos e Técnicas de T&D

Este evento foi programado há quase quinze anos, com o nome de Encontro Brasileiro em Técnicas Vivenciais, em Recife, ao completar 11 anos, viemos para o sul com ele e dois anos depois, mudamos o nome e a arquitetura dele para FestJogos, em Balnéario Camboriu onde realizamos o I FestJogos.

Em 2008 realizamos o II FestJogos em Curitiba e para este ano, o III Festjogos novamente em Florianópolis.

Neste 3º FestJogos tudo estará acontecendo, dentro e fora do círculo, vivenciando o equilíbrio entre o individual e o coletivo. As pessoas são convidadas a estar presentes, a participar de maneira plena dos processos de transformação e superação de seus limites e desafios, quer pessoais, quer profissionais, ampliando com as atividades, seu leque de conhecimentos no assunto e atividades escolhidas.

ISSO É O QUE CHAMAMOS: PERMITIR-SE...

..:: Venha, ajude e compartilhe também na divulgação do evento ::..

De abraços abertos estamos aqui para lhe acolher, vez que SOMOS TODOS UM!

..:: Metodologia ::..

Totalmente vivencial, compartilhando o processo ensino aprendizagem. Focado nas metodologias: • JOGOS DE EMPRESAS • JOGOS COOPERATIVOS • DINÂMICAS DE GRUPOS • TÉCNICAS ALTERNATIVAS EM T&D: danças circulares, uso de musicas e uso de filmes.

..:: Público Alvo ::..

Responsáveis pelo desenvolvimento e do potencial criativo dos gestores nas organizações empresariais e educativas. Consultores, Instrutores e Investigadores da Criatividade, jogos cooperativos,jogos de empresas etc. Pessoas interessadas em desenvolver seu potencial lúdico e processual. Psicólogos, profissionais da educação, assistentes sociais, administradores.

Profissionais do Setor Público, Estadual, Municipal e Federal; Consultorias e Assessorias que tem a missão de lidar com clientes e promover mudanças em organizações; Acionistas, Presidentes e Superintendentes de empresas em processo de transformação, que estejam utilizando ou planejando aplicar tecnologia na gestão e modernização dos processos; Diretores e Gerentes de Recursos Humanos.

Especialistas em Gestão do Conhecimento, Profissionais de Treinamento à distância (e-learning) e Profissionais atuantes na área de educação, treinamento e ensino; Diretores, Gerentes e Líderes de Empresas, Consultores e Prestadores de Serviço e Consultores e Integradores de Soluções; Profissionais da área de Criatividade, Marketing e Comunicação; Empresários e Micro-Empresários e Profissionais da área de EDUCAÇÃO.

..:: Para informações complementares confira a página do evento

Senac SP abre inscrições para o Fórum Mundial Amforht

Por: Juliana Albino - Hôtelier News

Já estão abertas as inscrições dos projetos técnico-científicos para o Fórum Mundial Amforht, promovido pelo Senac São Paulo e a Associação Mundial para a Formação em Turismo e Hotelaria (Amforht). Com o tema Turismo de Experiência, o evento tem como objetivo direcionar os negócios, pesquisas e ensino voltados ao setor.

O Fórum é voltado para graduandos, egressos ou pesquisadores nas áreas de turismo, hotelaria, gastronomia, lazer, eventos e educação. Os participantes poderão inscrever seus trabalhos a partir de 1º de setembro de 2009 até 15 de abril de 2010.

Clique aqui e confira o regulamento com as informações e o formulário para inscrições.

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Encontro Latino Americano de C&VBx

..:: COMUNICADO SOBRE ADIAMENTO DO II ENCONTRO LATINO AMERICANO ::..

Ciente do aumento dos casos de contaminação pelo vírus Influenza A (H1N1) e acatando as novas ações e recomendações do Comitê Municipal de Enfrentamento da Doença, composto por órgãos públicos municipais e estaduais, o Uberlândia Convention & Visitors Bureau (UC&VB) optou pelo adiamento da realização do II Encontro Latino Americano de Convention & Visitors Bureaux, que aconteceria na cidade de Uberlândia/Minas Gerais, no período de 17 a 21 de agosto de 2009.

O Comitê Organizador do II Encontro Latino Americano comunica que, tão logo seja possível, será anunciada a nova data do evento. Os organizadores do UC&VB trabalham para que, também em breve, sejam disponibilizadas informações sobre a devolução dos valores da inscrição para os participantes já confirmados e que, por ventura, estejam impossibilitados de comparecer ao II Encontro em uma data futura.

..:: Mais informações sobre o adiamento ::..

www.encontroamericalatinacvb.com.br ou pelo e-mail fcvb.mg@cbcvb.org.br.

..:: Sefira Comunicação ::..

Pablo Pacheco / Michele Borges
Serifa Comunicação Integrada / Assessoria de Imprensa do UC&VB
E-mail: assessoria@serifacomunicacao.com.br
Website: www.blogdaserifa.zip.net

Frontur 2009: IV Seminário Internacional de Turismo de Fronteira


Data do evento: 13/10/2009 a 15/10/2009
Local: Itaimbé Palace Hotel - Rua Venâncio Aires, 2741. UNIFRA - Conjunto III - Rua Silva Jardim, 1175.

..:: Objetivo ::..

Geral: Consolidar a Região de Fronteira como um espaço de oportunidades, identificando a cultura trans-fronteiriça como um fator de singularidade para um destino turístico, e se bem planejado pode transformar o cenário.

Específicos:

• Avançar no processo de mobilização da sociedade brasileira e latino-americana, em especial os povos do MERCOSUL, para que se pautem os estudos de análise da situação do Turismo de fronteiras em cenários pluralizados, desde a esfera política, passando pela acadêmica, o terceiro setor e alcançando o mercado profissional.

• Ampliar as discussões pertinentes ao fluxo de turistas, as políticas públicas, a pesquisa científica, a sustentabilidade no espaço fronteiriço, as perspectivas do mercado turístico e os diversos segmentos turísticos gerado nas linhas de fronteira, uma cultura denominada híbrida e pouco estudada em nosso meio.

..:: Clientela ::..

Pesquisadores, gestores públicos, empresários e acadêmicos do turismo e áreas de interesse comum a temática do turismo e de fronteiras.

..:: Inscrições ::..

Local da inscrição: www.unifra.br/eventos/frontur2009

..:: Agende-se ::..


Inscrição no Seminário
: De 04/08 até 13/10/2009
Inscrição de Trabalho: De 04/08 até 01/09/2009

..:: Clique aqui e faça o download das normas para submissão de artigos.

Valor: Inscrições Gratuitas

..:: Programação ::..




* Clique nas imagens para ampliar!

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Cubatão (SP): I Conferência Municipal de Comunicação

Cubatão (SP): Prefeitura abre as portas para a comunidade entender e sugerir formas de melhorar a comunicação. Encontro está marcado para o dia 12 de agosto, às 18 horas, no mini-auditório do Paço Municipal.

Você está satisfeito ou satisfeita com a comunicação da sua cidade? Qual a sua opinião sobre as rádios e tv comunitária? De que forma a Administração Municipal e outros órgãos públicos devem comunicar seus atos à comunidade? A programação das tvs atendem sua necessidade de informação? Quando a internet começa a ser prejudicial? Comunicar-se e praticar a comunicação é um direito de todos. Por isso, a Prefeitura de Cubatão, por meio da Secretaria de Ação Governamental e da Comissão Baixada Santista Pró-Conferência de Comunicação convida todos os segmentos sociais, organizações não governamentais, instituições, clubes de servir, esportivos, representações de classes e veículos de comunicação, como rádios, tvs, jornais e profissionais de multimídia para participar do segundo encontro que vai encaminhar os preparativos para a 1ª Conferência Municipal de Comunicação, no dia 12 de agosto, a partir das 18 horas, no mini-auditório do Paço Municipal Piaçaguera.

Para o Governo Municipal, que já vem ampliando suas ações de comunicação social na cidade de Cubatão, outro objetivo do encontro é o de fazer valer o direito do cidadão de poder comunicar-se, de expressar suas idéias, de contribuir para o desenvolvimento cultural e social da comunidade em que vive, enfim, é o momento em que a sociedade deve sugerir melhorias no sistema de comunicação brasileira e pedir a real democratização dos meios de comunicação. Os temas debatidos em Cubatão serão levados para as conferências da fase regional, estadual e nacional.
Para participar inscreva-se pelo telefone 3362-6124 ou pelo e-mail imprensacubatao@cubatao.sp.gov.br.

..:: Mais informações podem ser obtidas nos endereços eletrônicos ::..

Rede Social
: http://conferenciacombs.ning.com/
Site: baixadasantista.proconferenciasp.org
Blog: conferenciacombs.blogspot.com

.:: Fonte: Departamento de Imprensa, Prefeitura Municipal de Cubatão

2º Encontro Latino Americano de C&VBx

..:: Por quê Uberlândia? ::..

Encontro Latino Americano de Conventions & Visitors Bureaux reafirma vocação para o turismo de negócios.

Para comprovar a boa fama, Uberlândia receberá, entre os dias 17 e 21 de agosto, a segunda edição do Encontro Latino Americano de Convention & Visitors Bureaux, que, neste ano, tem como tema: “Convention & Visitors Bureau na América Latina, Sustentabilidade & Inovação”. O objetivo do evento é o intercâmbio de experiências entre mais de 300 congressistas e representantes de 118 conventions do Brasil e 32 da América Latina. Além disso, o contato entre os participantes do encontro pretende privilegiar o desenvolvimento sustentável do mercado de feiras e congressos.

..:: Mas, por quê Uberlândia? ::..

Uberlândia é conhecida em todo o Brasil e, inclusive, no exterior por ser uma cidade pólo do turismo de negócios e eventos. Todo ano, mais de 1 milhão de turistas encontram no município uma infra-estrutura completa para realização de eventos, congressos, seminários e feiras.

A cidade, localizada no Triângulo Mineiro, possui cerca de 600 mil habitants e é pólo do desenvolvimento econômico de uma região que abrange 200 municípios. Oferece uma completa rede de hotéis e uma infinidade de atrativos turísticos como cachoeiras, distritos históricos, parques, centros poliesportivos, feiras e eventos variados, além de ser um município com vocação para o agronegócio e com vários destaques na gastronomia.

Em 2008, mais de 300 eventos foram realizados em Uberlândia, gerando aproximadamente 53,6 mil pernoites e uma entrada de R$ 6 milhões no setor hoteleiro. A expectativa do Uberlândia Convention & Visitors Bureau (UC&VB) é de que, neste ano, cerca de 400 eventos sejam promovidos na cidade. Somente no primeiro quadrimestre de 2009, Uberlândia recebeu 53 eventos, 10 a mais do que o ocorrido no mesmo período do ano passado.

..:: Serviço ::..

- Website do Uberlândia Convention & Visitor Bureau

- Website do 2º Encontro Latino Americano de C&VBx

- Weblog do 2º Encontro Latino Americano de C&VBx

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

ABrasOFFA: Congresso Mundial da Paz nas Américas

..:: Sobre a ABrasOFFA ::..

Fundada em agosto de 1992, como entidade não governamental, sem fins lucrativos e com o objetivo de congregar os realizadores, organizadores, entidades administradoras, estudiosos, grupos e todos aqueles interessados no desenvolvimento, manutenção e preservação das artes populares, em especial aquelas ligadas a manifestação do folclore e artesanato. A partir de 1995, estruturada, iniciou sua divulgação e captação de associados e continua de forma permanente.

Brasil Fest in Folk

..:: Sobre o festival ::..

É um evento idealizado e trazido para nosso país por Helena Lourenço, Bacharel em Turismo e que durante muitos anos se dedicou ao folclore como Diretora de Grupo de preservação das tradições gaúchas formado por funcionários da VARIG e que diversas vezes participaram em festivais na Europa. Desenvolveu durante aproximadamente 05 anos o projeto e em 1987 realizou a 1ª Edição do evento, já com o Apoio Institucional do Ministério da Cultura e constante do Calendário de Eventos Turísticos da EMBRATUR e Calendário Mundial do IOV.

Confira a página do evento com todas informações que precisa para envolver neste projeto de vida!

Nos últimos anos, vem sendo realizado pela ABrasOFFA - ONG Associação Brasileira dos Organizadores de Festivais de Folclore e Artes Populares.

..:: Confira aqui o histórico dos festivais ::..

..:: Serviço ::..

Tem seus estatutos sociais registrados sob nº 15519 L."A" nº 7 Fl.130, sob nº de ordem 219991B do protocolo A nº 6 do Registro de Títulos e Documentos da Comarca de Santos-SP CNPJ(MF) sob nº 71.545.636/001-67, Código de Natureza Jurídica nº 302-6 e de Atividade sob nº 91.99-5.

É estruturada com um Comite Nacional, Estaduais e Municipais, sendo todos os seus Membros indicados, nomeados ou eleitos, e todos voluntários, portanto, dedicando-se à ABrasOFFA - ONG, sem remuneração.

Desde 2004 a Abrasoffa está em sua sede nova na Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 476 Encruzilhada Santos/SP CEP 11015-202

Fone: (0XX13) 3222-5772

E-Mail: comite.nacional@abrasoffa.org.br

Imagem: clique para ampliar!

Treinamento EcoEmpresarial: Criatividade e inquietação

Por: Aristides Faria

Note que ao longo da história moderno fazemos a diversos períodos como fases de “revolução”. Perceba, porém, que hoje usamos outro termo para designar os avanços tecnológicos: “evolução”. Essa diferença parece não mudar em nada o dinamismo da tecnologia. Acredito nisso.

Ainda que esta pequena diferença semântica não modifique a relação entre o homem e a tecnologia, isso demonstra uma transformação dramática em nossa percepção acerca do tema.

Deixamos de nos espantar com as novidades tecnológicas e passamos a não mais acompanhá-las. Em verdade, continuamos a nos surpreender... mas com nossa desinformação. Tornou-se impossível acompanhar os altos índices de produção da informação.

Este quadro pode ser resumido pelo distanciamento entre o homem e o meio ambiente natural. Vivemos hoje em um espaço muito mais virtual, computacional e informacional do que liberto, ao ar livre.
Ainda quando estamos em ambientes abertos, curtindo nosso tempo de lazer em família ou com amigos, estamos com o telefone celular em nosso bolso. Outra perspectiva que se mudou completamente é a da conectividade. Este conceito praticamente inexistia até que as (re)voluções tecnológicas apresentassem-nos os dispositivos móveis. Refiro-me aos modernos, já que tábuas esculpidas, madeiras marcadas e os primórdios do papel e, depois, da impressão são entendidos assim também.
Em nossa experiência no desenvolvimento de treinamentos empresariais ao ar livre estes conceitos fundem-se. Concordo, parecerem idéias dispersas. Mas note que o fato de os participantes não levarem celulares para a trilha e nós da equipe comunicarmo-nos via rádio são um resumo destas reflexões.

A participação em treinamentos empresariais ao ar livre nos dá novas perspectivas sobre a conectividade entre as pessoas, acerca da comunicação interpessoal propriamente dita e da tomada de decisão, entre outras. Esta última é muito marcante, pois é em momentos de crise que surgem (re)voluções criativas e inovadoras.

Os momentos de crise e de necessidade são estopins, então, mas é a atitude que determina pela ação ou pela fuga. É a inquietude que movimenta o mundo. São os empreendedores quem criam soluções novas para problemas antigos e, ainda, desenvolvem soluções aos problemas que virão. É o tal do planejamento. Conceito bastante comum no meio empresarial.

A vida na mata pode nos provocar. Ela pode nos apresentar diversos destes “momentos de crise”. Contudo, é a nossa própria natureza quem determinará nossa postura. Decidiremos por soluções inovadoras? Seremos inquietos e hospitaleiros o bastante para resolver as intempéries da natureza.

Publicação simultânea no blog da Blog do Caiçara e no blog [RH em Hospitalidade].

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Feiras de negócios abrem portas para os pequenos « Blog do Passos

"Participação em eventos permite ampliar a carteira de clientes e observar a concorrência de perto. Uma farmacêutica que administra a própria empresa de cosméticos de Campo Bom conheceu o benefício de expor sua marca. A dona de uma confecção de jeans de Ivoti viu a receita crescer um terço. Um jovem empreendedor de Novo Hamburgo conseguiu fechar os primeiros contratos de exportação.

Foi ao participar de feiras de negócios que Cristina, Thais e Rodolfo tiveram experiências assim. Com o objetivo de concentrar os contatos entre fornecedores e compradores, as feiras são uma chance de ampliar a carteira de clientes, entrar em novos mercados e conferir o que a concorrência anda fazendo. Alfredo Fróes, assessor da presidência da União Brasileira dos Promotores de Feiras (Ubrafe), diz que, com a melhoria da qualificação dos visitantes nos últimos anos, o setor amadureceu:"

Confira o panorama aqui: Feiras de negócios abrem portas para os pequenos « Blog do Passos