sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Reconquistar o Rio para invadi-lo com Políticas Públicas

Por: João dos Santos Filho

Gostaria de iniciar este difícil e complexo assunto, relatando a história de um grande e saudoso amigo Arnold Escobar escritor e poeta colombiano que foi professor da Universidade de Antioquia na cidade de Medellín. Intelectual ativo e engajado nas lutas pela democracia sofreu com a perda de seu irmão advogado ativista na luta pelos direitos humanos contra o narcotráfico.

Na década de oitenta participou de um concurso internacional de poesia em Israel, sendo premiado com dez mil dólares por uma de suas peças poéticas. Na qual ajuntou mais suas economias de anos de poupança e adquiriu um terreno na cidade balneária de Cartagena, com a intenção de no futuro construir uma casa de veraneio, nessa magnífica cidade repleta de fortaleças, igrejas e patrimônio da humanidade, comparada com a beleza e romantismo da cidade do Rio de Janeiro.

..:: Confira o artigo completo ::..

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Hôtelier News - Estudo revela perfil dos turistas durante Copa e Olimpíadas

Hôtelier News - Estudo revela perfil dos turistas durante Copa e Olimpíadas: "Estudo revela perfil dos turistas durante Copa e Olimpíadas

De acordo com um estudo preliminar sobre os efeitos dos eventos esportivos no Brasil, realizado pelos professores Bayard Boiteux e Mauricio Werner, da UniverCidade e Planet Work, a Copa do Mundo de 2014 trará um incremento de 23% em turistas oriundos da América do Sul. Já para os Jogos Olímpicos de 2016, a pesquisa aponta um aumento de 15% de europeus e norte-americanos.

Em ambos eventos haverá uma oferta 30% maior de empregos em turismo e hotelaria. Além disso, a imagem institucional do Rio de Janeiro e do Brasil terá mais 65% de percepção positiva do que qualquer campanha feita por órgãos de turismo nos mercados internacionais.

'Estamos em um momento vital para começarmos a controlar os grandes problemas da violência urbana e transito caótico até a realização dos dois acontecimentos', afirma Boiteux, que vai lançar um programa de qualificação de destinos turísticos com a Cesgranrio para melhoria de condições de sinalização e informação.
(Rhaiane Sodré)"

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Sigam-nos no Twitter!

Caros amigos leitores,

Depois de alguns meses nos adaptando à ferramenta, iniciamos o uso adequado do Twitter. Notamos que é um meio muito interessante de proporcionar informação de boa qualidade em tempo real a todos nossos leitores, seguidores no caso.

Gostaríamos, então, de convidar a nossos amigos que sigam-nos neste novo universo - pelo menos para nós! rs! Acessem nosso perfil: http://www.twitter.com/aristidesfaria.

Um forte abraço!
Sucesso sempre,
Aristides Faria

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

A&B: Como evitar demandas trabalhistas

Ministério do Turismo - A viagem da Copa começa aqui

"A Copa 2014 se apresenta como uma excelente oportunidade na área da promoção turística e para a fixação da imagem positiva do Brasil, com uma vantagem sobre as experiências de outras Copas, como a dos Estados Unidos ou da Alemanha. No caso norte-americano, o primeiro desafio era convencer a população da importância do futebol; na Alemanha, apregoar aos alemães sobre a necessidade de “bem receber”, fomentando o tema “O mundo entre amigos”. A nossa Copa será a primeira em dimensões continentais em um país que é realmente apaixonado por futebol.

A Copa Mundial a ser sediada pelo Brasil em 2014 constitui, sem dúvida, o evento de maior espectro nos próximos dez anos, juntamente com os Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro. Um megaevento que tem como peculiaridade sua ampla abrangência. Mobilizará simultaneamente diversas cidades brasileiras e envolverá todas as regiões. Será de fato a Copa de um país inteiro, uma vez que as cidades-sedes escolhidas estão localizadas em pontos estratégicos, diferentemente da Copa de 50, que foi disputada em apenas seis cidades."

..:: Artigo completo: Ministério do Turismo - A viagem da Copa começa aqui

domingo, 11 de outubro de 2009

Rio 2016: Política Pública de Inclusão ou Fracasso Total

Por: Prof. João dos Santos Filho

A lógica do Estado mínimo, essência do neoliberalismo caiu totalmente em descrédito, economistas apavorados são obrigados a recolocar novamente o papel fundamental do capital estatal para que o sistema erga-se da crise econômica e política que foi sentida mundialmente. Parece que o cadáver do Estado do Bem Estar Social não consegue descansar em paz, pois além de demonstrar que sua negação foi um grande equívoco para o capitalismo, atualmente esta sendo objeto de grandes debates para que seja reerguido em parte.

..:: Clique aqui e faça o download do artigo completo ::..

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

ECA Jr: 10º Veredas acontece neste mês

..:: Grandes Eventos na Cidade de São Paulo e Sua Influência no Turismo ::..

Evento universitário mostrará aos turismólogos que o ramo não se resume apenas às agências e hotéis. Acontecerá no dia 27 de Outubro, na Cidade Universitária, a 10ª edição do Veredas. A palestrante convidada, Raquel Verdenacci, abordará os principais eventos da cidade de São Paulo e seus impactos em diversos setores, com enfoque no mercado turístico.

A dinâmica do mercado turístico requer que os profissionais estejam sempre atualizados e, para tal, a Agência de Comunicações ECA Jr.¹ criou o Veredas, um evento gratuito, voltado aos alunos de Turismo. “Lugares Exóticos”, “Turismo Mochileiro” e “Turismo Sexual” já foram temas tratados em edições passadas.

A cidade de São Paulo posiciona-se em destaque no mercado mundial devido aos eventos que complementam o ramo turístico. Grandes eventos como o GP de Fórmula 1, a Parada do Orgulho GLBT e o Carnaval movimentam diversos setores, além de promover o intercâmbio cultural e estimular significantemente a economia.

Como diretora de ações estratégicas da SPturis, Raquel Verdenacci, trará suas experiências adquiridas no mercado e contará ao público como os profissionais de Turismo podem contribuir com os eventos.

São apoiadores do 10º Veredas a Associação da Parada do Orgulho GLBT, a Editora Aleph, Editora Roca, o São Paulo Convention & Visitors Bureau, a SPturis e a Trio Alimentos.

Data: 27 de Outubro de 2009
Horário: 19h30min
Local: Auditório do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IP-USP)
Inscrições: através do e-mail veredas@ecajr.com.br, pelo site ou diretamente na Agência ECA Jr.

..:: Entrada franca ::..

..:: Saiba mais ::..

¹ A Agência de Comunicações ECA Jr. é uma associação formada apenas por alunos da USP dos cursos de Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Turismo, atuando ativamente nessas áreas. A ECA Jr. localiza-se à Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, Prédio 3 – Cidade Universitária - São Paulo-SP.

Atenciosamente,

Ana Cristina Tome e Rodrigo Lopes de Oliveira
Assessores de Turismo

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Guarulhos: Conferência Municipal de Turismo

Acontece no próximo dia 08 de outubro, em Guarulhos (SP), a Conferência Municipal de Turismo. O evento está em sua sétima edição e é uma realização da Prefeitura Municipal de Guarulhos por meio do Comtur local.

A VII Conferêcia Municipal de Turismo de Guarulhos tem apoio do Guarulhos Convention & Visitors Bureau, da Infraero, do Sebrae São Paulo, da Universidade Guarulhos (UNG), do Sincomércio Guarulhos e da Editora Refestelo.

..:: Serviço ::..

Clique aqui e faça o download do folder oficial do evento, que apresenta a programação completa da Conferência.

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Turismo de Saúde: uma visão da hospitalidade médica mundial

Caros amigos/as,

Gostaria de informar sobre o lançamento do livro Turismo de Saúde: uma visão da hospitalidade médica mundial. É um material de grande importância para o segmento de saúde no Brasil, tendo em vista o quão pouco é conhecido e explorado este nicho de mercado no país, embora sejamos uma das referências internacionais.
Vez por outra leio alguma citação na sua publicação sobre o tema, e agora será possível entender com riqueza de informações e detalhes como funciona, quem são os principais players e como podemos alavancar essa atividade no Brasil.
Sempre ocorreram viagens em busca de tratamento médico na história da humanidade, porém nunca com a dimensão e expressividade hoje vista, atraindo a atenção de governos, empresas e profissionais para os dois principais setores da economia envolvidos, a saúde e o turismo. Atualmente milhões de pacientes realizam viagens em busca de tratamento médico e hospitalar, tanto regionais quanto internacionais para a realização dos mais diversos procedimentos como cirurgias plásticas, ortopédicas, ortodônticas entre outras por uma fração do custo onde residem para países como a Tailândia, Índia e mesmo o Brasil.

Este livro aborda as mudanças ocorridas neste cenário nos últimos anos, descrevendo as origens e destinos dos fluxos internacionais de pacientes, as principais motivações, os países envolvidos, a baixa participação do Brasil neste mercado, além de fazer uma análise social e econômica de seus efeitos para os países que se voltaram para o turismo de saúde, ou “turismo médico” como também é chamado. É também um guia para hospitais, clínicas, agências de viagem, profissionais da saúde e do turismo sobre como participar ativamente desse crescente mercado que anualmente movimenta milhões de pacientes e bilhões de dólares.

Na expectativa de uma divulgação positiva sobre este importante material, agradeço-lhes antecipadamente e me coloco à disposição para qualquer contato que se fizer necessário.

Atenciosamente,
Adalto F Godoi

..:: Serviço ::..

Adquira e leia o livro: "Hotelaria Hospitalar e Humanização no Atendimento em Hospitais" 2ª edição - Ícone Editora (Tel. 3392.7771)