sábado, 24 de abril de 2010

Brasileirão de Trekking 2010 na reta final de preparação


Com o apoio do Santos e Região Convention & Visitors Bureau, o Brasileirão de Trekking 2010 se prepara para desembarcar com muitas novidades em Peruíbe/SP, nos dias 03, 04 e 05 de junho. Informações e inscrições no site

Chegando à sua 4ª edição em 2010, o Brasileirão de Trekking é o maior evento de Trekking de Regularidade do país, reunindo as melhores equipes dos principais estados brasileiros. É itinerante, já foi realizado em Socorro/SP (2007), Carrancas/MG (2008) e Barra do Piraí/RJ (2009).

Sempre realizado no feriado de Corpus Christie, é uma competição de 3 dias, composta de uma prova noturna, duas diurnas e uma classificação que engloba as 3 provas. Em constante evolução, o evento tem a organização sempre cuidadosa da Iron Adventure, empresa que atua há 6 anos no mercado de eventos outdoor.
Para esta edição os organizadores apostam na somatória da experiência de sucesso com inovações. “Provas desafiadoras e conferidas 3 vezes, 3 montadores diferentes (um para cada prova), trilhas espetaculares, premiação diferenciada, organização precisa, locais que nos recebem de braços abertos e a confraternização das principais equipes do país são itens consolidados que garantem o sucesso do Brasileirão”, explica José Maurício Lemos, Diretor de eventos da Iron Adventure.
"Em Peruíbe teremos pela primeira vez uma prova montada por uma mulher (Osilene Ricca – Taefit – Sorocaba), abrimos a inscrição individual por atleta e utilizaremos a apuração com equipamentos de GPS. Além disso estamos tentando viabilizar uma festa especial para a premiação e encerramento do Brasileirão. Estamos sempre buscando aperfeiçoar o Brasileirão, por que ele é a vitrine nacional do esporte.”, Completa Lemos.

A Diretoria de Turismo de Peruíbe abraçou o evento vencendo uma disputa entre 5 outras cidades do litoral paulista, e se comprometeu com apoio total à organização. Nessa esteira o Santos e Região Convention & Visitors Bureau entrega seu apoio ao Brasileirão, unindo esforços para movimentar o comércio e fomentar o desenvolvimento da região.

Com o envolvimento da população, do comércio e das instituições da região esta edição promete quebrar recordes de participação de atletas e equipes. Há 2 meses do evento já estão inscritas 73 equipes (em 2009 participaram 76) de 4 estados diferentes (ES, MG, SP e RJ).

..:: Serviço ::..
Quando? 03, 04 e 05 de junho de 2010
Onde? Peruíbe/SP
Informações? Iron Adventure São Paulo: organizaçao@brasileiraodetrekking.com.br
Fone? (11) 3624-5175 // 9641-2027

segunda-feira, 12 de abril de 2010

II Congresso Internacional da Educação - CIEPG - 2010

Ponta Grossa (PR) convida!

O CIEPG - Congresso Internacional de Educação, realizado em Ponta Grossa, é resultado da Necessidade de um espaço direcionado um temas ligados à Educação.

A proposta é estimular a troca de ideias; uma articulação de informações; experiências e conhecimentos entre os professores; pesquisadores; acadêmicos; profissionais e interessando na temática do evento. Com este propósito ISAPG - Instituto Sul Americano de Pós-Graduação; Ensino e Tecnologia e a UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa; organizam e apresentam o evento.

..:: Objetivo Geral ::..

- Criar um espaço positivo e propício para a troca de informações; experiências e conhecimento entre os professores; pesquisadores; estudantes; profissionais de educação; áreas correlatas e aos Interessados na temática do evento.

Objetivos Específicos

- Promover o despertar de novas formas e ideias que contribuam para o ensino e aprendizagem de forma acertiva e inclusiva;

- Criar um espaço em profissionais e pesquisadores que apresentem o resultado de seus estudos e pesquisas; provocando uma troca de experiências dentro dos doze eixos temáticos relacionados à Educação;

- Facilitar o acesso aos temas atuais que permeiam a Educação; através de mesa redonda; palestras técnicas; com professores doutores; cujo; saber é reconhecido mundialmente;

- Estimular a produção de trabalhos científicos e processos inovadores que propulsionem a pesquisa e o desenvolvimento intelectual em Educação e áreas correlatas.

- Promover reflexões de ordem científica e técnica; favoráveis à construção das práticas pedagógicas úteis à Educação.

- Propagar uma informação por meio de recursos que facilitem uma divulgação dos trabalhos científicos e processos inovadores nos seguintes Eixos Temáticos: 1. Avaliação da Aprendizagem Escolar; 2. Currículo; 3. Educação e Meio Ambiente; 4. Educação e Movimentos Sociais; 5. Educação e Tecnologias da informação e comunicação (TIC); 6. Educação; diferenças e inclusão; 7. Educação; Cultura e Sociedade; 8. Educação; trabalho e ensino profissionalizante; 9. Estado; Políticas públicas e educação; 10. Organização e administração do trabalho docente; 11. Práticas de ensino de conteúdos específicos; 12. Profissão Docente e Formação de Educadores.

- Permitir o fortalecimento uma ampliação das redes de relacionamentos entre os participantes; fortalecendo o elo entre o meio educacional; científico ea prática pedagógica.

Justificativa

O CIEPG - Congresso Internacional de Educação é um evento que busca trazer à discussão temas de grande relevância bem como; relembrar e aprofundar conhecimentos e ampliar a troca de experiências entre os congressitas das várias Instituições.

O evento está estruturado em sessões da seguinte natureza:

Sessões Técnicas: Constituídas apresentações de artigos através de pôsteres / slides; que objetivam a troca de experiências das diversas áreas do saber que envolvem a Educação.

Palestras: Abordam temas emergentes como englobando diversas áreas da Educação; visando Proporcionar uma atualização contínua aos congressistas.

Palestra Internacional: Irá propiciar aos congressistas uma troca de experiências e terá como base o tema profissionalização docente.

Público Alvo: Professores; Pesquisadores; Acadêmicos; Empresários; Profissionais das diversas áreas da Educação; Áreas Correlatas e Interessados na temática do evento.

Data: De 27 a 29 de maio de 2010

Apoio: Planeta Voluntários< /SPAN>

..:: Serviço ::..
ISAPG Instituto Sul Americano de Pós-Graduação; Ensino e Tecnologia
e-mail: contato@isapg.com.br
Ponta Grossa - Paraná - Brasil

Festival Gastronômico da Costa do Descobrimento

Com o objetivo de alavancar a hospedagem na baixa temporada e incrementar o São João da Costa do Descobrimento para aumento do turismo regional, a 6ª edição do FESTIVAL GASTRONÔMICO DA COSTA DO DESCOBRIMENTO este ano será realizada no período de 16 a 30 de Junho.

Para que vocês possam usufruir desta oportunidade de negócio, enquanto ainda não temos material gráfico, disponibilizaremos em nosso site www.festivalgastronomico.com.br material eletrônico de divulgação, para que seja utilizado da forma mais conveniente.

Serão disponibilizados Cartazes, folders, a Marca do Festival, entre outros, em formato de Imagem JPG, e ao avaliar a necessidade vocês podem nos solicitar em Corel. A partir da próxima semana teremos também para oferecer a vocês Banners dinâmicos para site.

O material estará disponível no site a partir da próxima 6ª feira dia 02/04, na página “Material de Apoio” e na data enviaremos as instruções para utilização.

Segue em anexo a Programação Inicial do Festival ainda em desenvolvimento (orientamos acompanhar a atualização no site).

..:: Programação Oficial ::..

No período de 16 a 30 de Junho
• São 30 restaurantes nas cidades de Porto Seguro, Belmonte e Santa Cruz Cabrália com pratos exclusivos criados especialmente para o Festival.
Neste período acontecem ações especiais junto aos restaurantes
o Concurso “O Melhor do Festival” (cliente oculto)
o “Chef em Ação nos Restaurantes”: Onde o visitante terá a oportunidade de aprender a fazer o prato especial do evento com o Chef que o criou, dentro do próprio restaurante.
• Serão realizados os “Festins”, Sofisticados jantares nos restaurantes do roteiro Gourmet, com a presença de renomados Cheffs da cozinha nacional e internacional.

No período de 18 a 30 de Junho
Está aberta a “Cidade da Cultura e Gastronomia” – Cidade cenográfica na Praça São Brás em Arraial d’Ajuda, com representação da arquitetura regional da Costa do Descobrimento. Montada em estandes para exposição de artesanato, mostra de produtos e serviços pertinentes ao festival, aulas de culinária e preparo de alimentos, shows e apresentação de manifestações culturais e artísticas.
o Escola da Gastronomia: estrutura inserida na Cidade da Cultura e Gastronomia, aberta ao público diariamente com oficinas de drinks, montagem de pratos, capacitação para profissionais de A&B, cursos, palestras, programação infantil e degustação de produtos.
o Cinema
o Desafio dos Chefs na Praça
o Teatro, Musica, Dança, Cinema e várias outras manifestações artístico-culturais.

No Período de 16 a 30 de Junho,

• 09 de Abril: Evento de Lançamento em Belo Horizonte – Café da manhã para jornalistas e agentes de viagem

• 16 de Abril: Evento de Lançamento em Salvador – Café da manhã para jornalistas e agentes de viagem

• 16 de Junho
o Festin Brasil – Com as Chefs “Tereza Paim e Monica Rangel” em Cerimônia de Abertura do Evento (para convidados) – Restaurante Ponta do Apaga Fogo - Arraial d’Ajuda Eco Resort

• 17 de Junho – Festin Nordeste, no Restaurante Belvedere. Show do Derico (Sexteto do Jô)

• 18 de Junho
o Abertura da Cidade da Cultura e Gastronomia com “Desafio dos Chefs”. Evento onde dois ou mais Cheffs recebem ingredientes para que se produza um prato na hora. Este prato será julgado e degustado pelo público.
o Show do Derico (Sexteto do Jô)
• 19 de junho:
o Fórum “Caminho da Gastronomia nos Próximos 10 anos” – Teatro Felini
o Festin Brasilidade – Don Fabrízio

• 23 de Junho – Festin de São João - Teatro Fellinni

• 24 a 27 de Junho: Evento: “Maior Moqueca do Mundo”, Realizado em Belmonte, trata-se de um evento festivo de ação social com shows e brincadeiras, onde a atração principal é a própria especiaria servida para 2.000 pessoas, sendo que destas, 500 são crianças matriculadas na rede pública de ensino daquele município.
o 24 de Junho: Festa de São João
o 25 de junho: Cerimônia do Limpa Peixe. (Nesta data será montada estrutura para acompanhamento do Jogo da Copa Brasil x Portugal)
o 26 de Junho: “Maior Moqueca do Mundo”.
o 27 de Junho: A Ressaca da Moqueca, com apresentações artístico culturais

• 30 de Junho: Festin do Descobrimento – No Restaurante Aipim. Este Festin comporá o evento de encerramento, com a presença de Imprensa e Autoridades para o anúncio da 7ª edição do Festival em 2011

..:: Serviço ::..
Tel.: 73 3288-6722
e-mail e MSN: festivalgastronomico@congregabahia.com.br
site: www.festivalgastronomico.com.br

Prêmio Rotary Santos Boqueirão de Relevância Ambiental 2009/2010

ROTARY CLUB SANTOS-BOQUEIRÃO
FUNDADO EM 13 DE JUNHO DE 2007
Ano Rotário 2009-2010
Distrito 4420 - Área 1 Clube 76.385

..:: Prêmio vai destacar iniciativas ambientais de empresas da Baixada Santista ::..

Empresas da Baixada Santista que tenham desenvolvido iniciativas de preservação ambiental, durante o ano de 2009 podem se inscrever para a terceira edição do Prêmio de Relevância Ambiental.

Os projetos serão avaliados dentro dos seguintes critérios: Otimização de uso de recursos naturais e processos de produção,controle de poluição,benefícios ambientais e relacionamento harmonioso com entidades ambientais e órgãos públicos e consumidor.

São duas categorias. Uma contempla empresas de micro/pequeno porte e outra, as de médio/grande porte. A premiação consiste, além da placa com registro do prêmio, na divulgação dos vencedores em jornais de grande circulação na região.

As empresas participantes terão seus projetos avaliados por uma comissão composta por entidades de ensino, classistas e órgãos ambientais.

As empresas interessadas em participar poderão consultar prazos e condições de inscrição no site www.rcsantosboqueirao.com.br ou esclarecer dúvidas pelo e-mail: marinilza@litoral.com.br

..:: Nanci Loureiro ::..
Presidente Construtora do Futuro 09/10 Distrito 4420

..:: Marinilza Monteiro Alves Pereira ::..
Comissão de Meio Ambiente RC Santos-Boqueirão 09/10


..:: OBJETIVOS ::..

Artigo 1 ° - O Prêmio Rotary de Relevância Ambiental, instituído, objetiva distinguir e homenagear, anualmente, a empresa com maior destaque na implementação de Projeto Ambiental, com resultado significativo para a melhoria da qualidade do meio ambiente. O Prêmio procura mostrar à sociedade a preocupação e o empenho da empresa na melhoria da qualidade ambiental.

..:: PARTICIPAÇÃO ::..

Artigo 2° - O Prêmio Rotary de Relevância Ambiental restringe-se às empresas sediadas na Região da Baixada Santista, independentemente de seu porte.

Parágrafo 1° . Para concorrer ao Prêmio, a empresa deverá ter produzido o projeto no ano de 2009

Parágrafo 2° - As inscrições deverão ser feitas de acordo com o Roteiro para Inscrição que complementa o presente Regulamento. Ou convidadas a participar

Parágrafo 3° - Cada empresa poderá apresentar, no máximo, 02 (dois) Projetos. .

Parágrafo 4° . Quando se tratar de Projeto cuja implementação tenha contado com parceria de organizações privadas ou públicas, deverá ser anexada Declaração dos envolvidos, concordando com a apresentação do Projeto pela empresa e com sua divulgação pelo Rotary.

Parágrafo 5° - O Projeto deverá ser apresentado em 04 (quatro) vias impressas, de igual teor, com 50 (cinqüenta) laudas, no máximo, obedecendo aos critérios dispostos no artigo 9° deste Regulamento, e contendo todos os elementos que a empresa julgar necessários e suficientes para possibilitar a avaliação. O Projeto e as informações do Roteiro deverão ser apresentados também em versão eletrônica. A empresa deverá encaminhar também, em arquivo separado, um resumo do Projeto apresentado, podendo este ser em Word ou Powerpoint com até 04 páginas, que será utilizado para divulgação dos trabalhos finalistas do Prêmio Rotary de Relevância Ambiental.

Parágrafo 6° - Os Projetos e as documentações correspondentes ficarão arquivados no Rotary S-B, e os premiados comprometem-se a participar de seminário de divulgação, apresentar seus trabalhos e compartilhar práticas de sucesso.

Artigo 3° . Os projetos concorrentes ao Prêmio Rotary de Relevância Ambiental poderão ser inscritos em duas categorias distintas, conforme o porte da empresa, sendo elas:

a) de Micro e Pequeno Porte (conforme Artigo 5° deste Regulamento), e b) de Médio e Grande Porte.

..:: PREMIAÇÃO ::..

Artigo 4° . As empresas laureadas nas duas categorias farão jus ao Prêmio Rotary de Relevância Ambiental, consistindo em uma Placa com o registro do prêmio e o ano.

Artigo 5° . Serão consideradas Empresas de Micro e Pequeno porte, as empresas com receita bruta anual igual ou inferior a RS 3.000.000,OO(três milhões de reais). As empresas candidatas nesta categoria deverão apresentar iniciativas para melhoria da qualidade do meio ambiente, de acordo com os critérios gerais estabelecidos neste Regulamento.

Artigo 6o - A premiação se dará em solenidade que ocorrerá durante a realiza¬ção da reunião semanal do Rotary Santos Boqueirão no dia 10 de junho de 2010, ou até o final do referido mês.

Artigo 70 - O resultado final dos vencedores, prêmio, será divulgado no dia da solenidade de premiação.

..:: COMISSÃO JULGADORA ::..

Artigo 80 - A classificação dos projetos será feita por Comissão Julgadora constituída por 01 (hum) representante de cada uma das seguintes entidades: Jornal A Tribuna de Santos, Companhia de Tec. S. Amb-CETESB, Secretaria Municipal do Meio Ambiente- SEMAM de Santos, Universidade Católica de Santos, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama/SP), SEBRAE-SP – Escritório Regional da Baixada Santista OAB - Ordem dos Advogados do Brasil - Secção Santos, Senai. Departamento Regional de São Paulo.

Parágrafo 1 - A Comissão é soberana e de seu julgamento não caberá recurso.

Parágrafo 2º - Cada membro da Comissão deverá registrar por escrito a avalia¬ção de cada Projeto examinado, com justificativas.

Parágrafo 3° - A Comissão será presidida pelo membro do Rotary Santos Boqueirão designado, que coordenará os trabalhos, mas não terá direito a voto.

Parágrafo 4° - A Comissão comunicará à Presidência do Rotary S-B, em data a ser fixada no calendário de julgamento, o nome das empresas vencedoras do Prêmio

..:: JULGAMENTO ::..

Artigo 9° - São critérios de avaliação:

a) conformidade ao presente Regulamento;

b) institucionalização de instrumentos de gestão (como sistema de gestão am¬bientaI. análise do ciclo de vida ou auditoria ambiental) na empresa;

c) otimização do uso de recursos naturais e otimização do processo de produção, considerando balanços de massa e de energia, redução do consumo de água, e geração de efluentes líquidos e gasosos e de resíduos sólidos;

d) utilização das melhores tecnologias disponíveis para prevenção e controle da poluição.

e) apresentação de resultados obtidos com a implementação de medidas de me¬lhoria, incluindo relação custo-benefício, benefícios ambientais, investimentos realizados e retornos financeiros;

f) integração e relacionamento harmonioso com as partes interessadas (como comunidades interna e externa, entidades ambientalistas, órgãos públicos, pú¬blico consumidor e outros).

Artigo 10 - Cada um destes critérios receberá nota de 1 (hum) a 10 (dez). . A nota 10 (dez), para cada critério, deverá ser atribuída quando se caracterizarem soluções inovadoras ou exemplares, apresentadas de forma clara e precisa.

Parágrafo 1º - No caso de empate, o critério de desempate será a análise do tempo de implantação e manutenção de cada projeto. Essa análise será realizada pela comissão de Meio Ambiente do Rotary Club Santos-Boqueirão.

Artigo 11 ° - A avaliação de cada Projeto concorrente será efetuada pelos membros da Comissão Julgadora, que escolherá 1 (um) finalistas em cada categoria para receber o Prêmio.

Parágrafo 1 ° - A critério da Comissão Julgadora, as empresas dos projetos con¬correntes poderão ser visitadas por membros da própria Comissão ou de equipe técnica a ser designada pelo Rotary, objetivando a complementação ou confirmação de informações, que constarão de relatórios, para auxiliar o julgamento.

..:: ROTEIRO PARA INSCRIÇÃO ::..

Informações que deverão ser apresentadas em papel timbrado da empresa:
I. Dados cadastrais da Empresa:
Data de Inscrição:
Ramo de Atividade:
Categoria: (Micro/Pequena ou Média/Grande)
Endereço da Empresa:
Telefone: Fax:
Home page:
N° de empregados:
Responsável pelas informações: (nome, cargo, telefone e e•mail)

2. Informações sobre o projeto ambiental:
2.1. Objetivo (para melhoria da Qualidade Ambiental);
2.2. Descrição sucinta (procedimento, processo etc.);

3. Súmula dos indicadores relacionados com os critérios de avaliação (ler com atenção o artigo 09° deste Regulamento):
3.1 - sobre o sistema de gestão ambiental, auditoria ambiental e/ou análise do ciclo de vida;
3.2 - sobre a otimização do processo produtivo e das utilidades;
3.3 - sobre o controle da poluição e a sua prevenção;
3.4 - sobre os custos e benefícios obtidos, inclusive ambientais;
3.5 - sobre a comunicação e interação com a sociedade;

4. Data efetiva da implantação e cronograma;

5. Benefícios ou características que possam valorizar os indicadores acima, tais como: introdução de tecnologias mais limpas; educação ambiental; saúde e seguran¬ça no trabalho; maior competitividade dos produtos; certificação NBR•ISO 9.000 ou 14.001; inovação ou exemplaridade do caso; poder de multiplicação do projeto para outras unidades ou empresas; abrangência da população beneficiada, entre outros.

6. Declaração de ciência do regulamento (por parte dos representantes legais) e de cumprimento de exigências de normas, padrões e legislação ambientais Modelo:
“Declaramos, para os devidos fins, que”:

a) Estamos cientes e de acordo com as condições do Regulamento do Prêmio

b) A empresa está cumprindo as exigências de normas, padrões e legislações ambientais vigentes.
Documentação adicional:

1. Se for o caso, a empresa deverá esclarecer a existência de eventual pendência ou Ação Judicial em curso, sua natureza e a situação em que se encontra, através de Declaração Complementar.

2. Igualmente, se for o caso, a empresa deverá apresentar a Declaração prevista no parágrafo 4 do art. 2°, deste Regulamento.

3. Declaração de que a empresa se enquadra na modalidade Micro e Pequena empresa se for o caso em conformidade com o regulamento do Prêmio.

Instituto Ethos abre inscrições para a Conferência Internacional 2010

..:: O Mundo Sob Nova Direção ::: Sustentabilidade: O Novo Contrato da Sociedade com o Planeta ::..

Estão abertas as inscrições para a 12a. Conferência Internacional Empresas e Responsabilidade Social do Instituto Ethos. Esta edição ocorrerá entre 11 e 14 de maio de 2010, no Hotel Transamérica, em São Paulo. A Conferência terá toda a sua programação baseada na Carta da Terra, uma declaração de princípios éticos fundamentais para a construção de uma sociedade global justa, sustentável e pacífica.

Como já se tornou tradicional, a Conferência Internacional 2010 será iniciada com o debate “RSE na Mídia”, no dia 11 de maio. Que em ano de eleições trará o debate “A Imprensa como Indutora da Sustentabilidade na Pauta Política”. Esta atividade é aberta ao público, assim como a 3ª edição da Mostra de Tecnologias Sustentáveis, que vai se realizar simultaneamente à Conferência Internacional, no local.

A Conferência Internacional 2010 será mais interativa e participativa: o público será convidado a selecionar os momentos que quer vivenciar durante o evento: Compartilhar, Debater ou Aprender e também poderão propor novas discussões. Outra novidade serão as atividades propostas pelos parceiros nacionais e internacionais da Conferência: Instituto Akatu, Movimento Nossa São Paulo, Business for Social Responsibility, Fórum Empresa, Global Reporting Initiative, Pacto Global da ONU, Sustainability e Volans.

As inscrições podem ser feitas exclusivamente pelo site www.ethos.org.br/ci2010

Apoio: Planeta Voluntários

..:: Mais informações ::..
Instituto Ethos – Assessoria de Imprensa
Cristina Speracspera@ethos.org.br
Tel: 11 3897-2444
Gladis Éboli – gladis@ethos.org.br
Tel: 11 3897-5709 ou 11 8899-0147

O Homem de mais de 100 milhões de guias!

Universidade Anhembi Morumbi convida para palestra com Tony Wheeler