sábado, 26 de fevereiro de 2011

II Simpósio: Formação e Atuação Profissional em Turismo, Lazer e Hospitalidade

Caros(as) amigos(as),

Gostaríamos de convidá-los(as) para a segunda edição do Simpósio “Formação e Atuação Profisional em Turismo, Lazer e Hospitalidade”, a realizar-se na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH - USP Leste) da Universidade de São Paulo (USP) nos dias 23, 24 e 25 de maio de 2011.

Trata-se de evento apoiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a ser realizado no âmbito das atividades do grupo de pesquisa sobre "Pesquisa, Educação e Atuação Profissional em Turismo e Hospitalidade" liderado pelos Profs. Marcelo Vilela de Almeida e Alexandre Panosso Netto.

..:: Tema Central: Configurações da Formação em Diferentes Contextos – Modelos, Experiências e Resultados.

..:: Objetivo Geral: reunir docentes e pesquisadores das áreas de Turismo, Lazer e Hospitalidade interessados na discussão sobre as diferentes configurações da formação (ensino, pesquisa e extensão) nestas áreas, tendo em vista a diversidade de relações, interesses, formas de comunicação e mediação do ensino-aprendizagem existentes no âmbito do ensino superior.

..:: Objetivos Específicos:

..:: Mapear modelos, experiências e estratégias da formação em Turismo, Lazer e Hospitalidade, bem como seus reflexos na inserção e atuação profissional nestas áreas, à luz de múltiplos contextos (sociais, comunicacionais, pedagógicos, dentre outros);

..:: Analisar resultados de diferentes práticas pedagógicas aplicadas na formação profissional em Turismo, Lazer e Hospitalidade, em diversos contextos e níveis do ensino público e privado;

..:: Permitir a identificação de fatores que permitam o estabelecimento de uma maior articulação com o setor produtivo das áreas de Turismo, Lazer e Hospitalidade;

..:: Proporcionar um ambiente de troca de experiências e conhecimentos entre os participantes do evento, por meio de suas diversas atividades.

..:: Público-alvo: docentes, coordenadores de curso, pesquisadores, estudantes de pós-graduação e profissionais ligados à educação em Turismo, Lazer, Hospitalidade e áreas afins.


Divulgação da programação completa/início das inscrições para o evento e das submissões de trabalhos: a partir de 10/03/2011, em endereço eletrônico a ser informado oportunamente.

..:: Inscrição e apresentação de trabalhos ::..

10/03/2011: Abertura de inscrição

15/04/2011: Limite para inscrição dos resumos expandidos

29/04/2011: Divulgação dos resumos aprovados

..:: Submissão de Trabalhos: a submissão de trabalhos referentes à temática do Simpósio deverá ser feita exclusivamente no formato de resumos expandidos. Os trabalhos, preferencialmente inéditos e escritos em português, inglês ou espanhol, devem ser resultantes de pesquisas (concluídas ou em andamento) ou ensaios e obedecer as seguintes normas:

..:: Informar título do trabalho (em maiúsculas, negrito e centralizado);

..:: Informar o(s) nome(s) do(s) autor(es) e/ou orientador(es), instituição/departamento e endereço(s) eletrônico(s) do(s) autor(es). O nome do autor que apresentará o trabalho deverá estar sublinhado;

..:: Informar no corpo do texto a natureza do trabalho (pesquisa ou ensaio) e a situação do trabalho (se concluído ou em andamento);

..:: Demais componentes do resumo (quando pertinentes): introdução, objetivos, fundamentação teórica, material e método, resultados/conclusões (parciais/finais), referências e, se necessário, agradecimentos. Caso o resumo esteja dividido em seções e subseções, as seções deverão ser grafadas em negrito e maiúsculas, alinhadas à esquerda e as subseções também alinhadas à esquerda e em negrito, em minúsculas. As seções não devem estar numeradas;

..:: Tabelas e figuras: deverão ser mantidas na orientação da página (retrato) dentro das margens definidas abaixo, apresentar títulos e fontes de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnica (ABNT) em qualidade gráfica satisfatória para reprodução;

..:: Margens: superior e esquerda: 3,0cm; inferior e direita: 2,0cm;

..:: Texto: formato A4, orientação retrato, justificado, espaçamento simples, fonte Arial 12pt, sem uso de colunas nem entradas de parágrafos;

..:: Número de páginas: mínimo de duas e máximo de três páginas;

..:: Realizar revisão ortográfica e gramatical dos textos;

..:: A versão final do resumo para avaliação deverá ser enviada através de endereço eletrônico a ser criado exclusivamente para tal finalidade, de acordo com os prazos acima, em arquivo compatível com o software Microsoft Word (extensão ".doc" ou “.docx”) e não poderá ser modificada posteriormente;

..:: Os trabalhos deverão estar de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnica (ABNT) quanto à apresentação (referências, citações, siglas, equações e fórmulas, ilustrações, tabelas etc.);

..:: Os trabalhos selecionados serão apresentados em sessão específica para tal finalidade, inserida na programação do evento.


..:: Critérios de Julgamento ::..

..:: Os trabalhos serão avaliados pela Comissão de Avaliação do evento;

..:: Somente serão avaliados os trabalhos referentes explicitamente à temática do evento que estiverem de acordo com as normas supramencionadas quanto a formato e prazo;

..:: Não será permitida a substituição de arquivo.

..:: Resultados/Publicação: a Comissão de Avaliação divulgará, na página do evento, a relação dos trabalhos selecionados em 29/04/2011 e farão parte de publicação em mídia eletrônica a ser disponibilizada na Internet e/ou distribuída aos participantes do evento.

..:: Certificados: serão emitidos, em formato eletrônico, pela organização do evento.

..:: Informações Adicionais: o(s) autor(es) dos trabalhos deverão arcar com o(s) custo(s) de transporte, hospedagem e alimentação para participação no evento e/ou para apresentação de seus trabalhos, cabendo à organização do evento fornecer a infra-estrutura necessária para tal atividade.

..:: E-mail para contato: marcelovilela@usp.br

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Pós-graduação: Negócios do Entretenimento | Senac São Paulo

..:: Negócios do Entretenimento: Gestão e Organização ::..

Curso de pós-graduação (lato sensu) que tem objetivo de ampliar e desenvolver o nível de conhecimento teórico-prático sobre o mercado de entretenimento, de forma a propiciar uma perspectiva inovadora de planejamento; estimular a organização eficaz das ações e aplicar as ferramentas de gestão apropriadas ao contexto, visando especializar profissionais para uma atuação qualificada na gestão das diferentes manifestações e cenários dos negócios do entretenimento.

..:: Carga horária: 366 horas ::..

..:: Mercado de Trabalho ::..

O profissional especialista em gestão e organização do entretenimento poderá atuar em diversos setores da economia na gestão de processos, pessoas, recursos físicos, materiais e financeiros, articulando diversão e negócio, sempre comprometido com a responsabilidade sociocultural e ambiental que emerge de sua profissão.

Seu campo de atuação serão os diversos espaços públicos, privados e do terceiro setor, tais como clubes, parques temáticos, áreas verdes, shopping centers, centros culturais e de convivência, museus, bibliotecas e em projetos corporativos, ambientais, sociais, educacionais e da saúde, entre outros.

..:: Metodologia ::..

Sua proposta metodológica é de interação entre as áreas de entretenimento e gestão de negócios, de modo que ao respeitar suas características e peculiaridades, se possa extrair elementos, ferramentas e processos que permitam desenvolver uma proposta de gestão adequada.

Com o objetivo imprimir dinamismo e provocar interesse durante as atividades, os professores serão incentivados a utilizar os recursos didáticos e tecnológicos diferenciados, inclusive a interação com o mercado através de estudos de casos com ou sem participação dos profissionais envolvidos nas situações apresentadas.

Algumas disciplinas têm previstas atividades práticas incorporadas a sua carga horária, que devem ser planejadas no sentido de se criar um “laboratório” com foco na interação teoria e prática, estas visitas acontecerão em equipamentos e centros culturais e em eventos desta natureza.

..:: Certificação ::..

Pós-graduação (lato sensu) - Especialização em Negócios do Entretenimento: Gestão e Organização (certificado expedido pelo Centro Universitário Senac).

..:: Processo Seletivo ::..

Inscrições abertas de: De 4 de outubro de 2010 a 24 de fevereiro de 2011.

Taxa de inscrição: R$ 50,00.



quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

RH.Tur lança novo curso destinado as pessoas que gostariam trabalhar eventos

A RH.Tur | Escola de Turismo está iniciando um novo curso, ele é destinado as pessoas que gostariam trabalhar ou conhecer mais sobre operações em eventos.
O Instrutor será o professor Rui Aparecido de Melo, profissional de renome no mercado onde atuou em eventos de todos os portes, atualmente trabalha como Coordenador na Win Eventos. Os temas abordados serão:
EVENTOS, O QUE SÃO? Congressos, Conferências, Seminários, Feiras e Show

SECRETARIA: Apresentação, Normas Internas, Funcionamento dos equipamentos, Salas, Áudio

APRESENTAÇÃO: Cabelo, Acessórios, Sapato, Vestuário e Educação

COMPORTAMENTO: Postura, Braços, Balcão, Sapatos e Uso de Celular

NORMAS INTERNAS: Assuntos de eventos, horários de chegada e saída, alimentação, amizades e eventuais horas extras

EQUIPAMENTOS: Sistema, crachá, relações de inscritos, Pastas ou Kits, leitor de Crachás, logísticas de fila contatos dos fornecedores

SALA E AUDITORIO: Equipamentos de som, áudio e vídeo, leitor de crachás, acompanhante do palestrante, horários, técnico e operador e material para a sala

AUDITORIO E (MESA DIRETA): Mestre de cerimônias, cadeiras, postura, hino e bandeira, reservas e lugares e equipamentos, decoração e púlpito

SALA VIP: Garçom, secretaria interna e externa, postura, equipamentos, pontos de internet e limpeza.
..:: O Curso ::..

A duração do curso será de 15 horas, de 07 a 11 de fevereiro das 14:30h as 17:30h, será fornecido certificado para os alunos que não tiverem falta e com aproveitamentos igual ou superior a 7,00.

..:: Ação solidária ::..

Por se tratar do primeiro curso nesta área o investimento em caráter único e promocional será de 3 pacotes de fraldas pequenas que serão doadas a uma funcionária de nossa escola.

..:: Inscrições ::..

Somente para os 12 primeiros alunos que comparecerem na secretaria da escola com as respectivas Fraldas.

..:: Serviço ::..

RH.Tur Escola | www.rh.tur.br
Rua 4, nº 515 sala 1019 (10º andar)
Ed. Parthenon Center - Centro
74020-904 Goiânia - GO

Escritórios: Goiânia: (62) 3229-4000 ::: Brasília: (61) 4063-6320 ::: São Paulo: (11) 4063-2527

I Seminário Aberje de Gestão Cultural: Realidades e Perspectivas

Confirmando o compromisso com o conhecimento e a integração entre os comunicadores do Brasil, a Aberje realiza no próximo dia 28 de fevereiro o “I Seminário Aberje de Gestão Cultural: Realidades e Perspectivas”, cujo objetivo é aprofundar a discussão das ações culturais no plano da comunicação e da gestão empresarial.

No seminário, especialistas, representantes de instituições, estudiosos e executivos da área de Gestão Cultural discutirão as múltiplas dimensões do investimento e da gestão cultural na realidade brasileira e internacional.

ABIH-SC realiza 25º Encatho e 23ª Exprotel

ABIH-SC realiza 25º Encontro Catarinense de Hoteleiros (Encatho) e 23ª Feira de Produtos e Serviços para Hotéis (Exprotel)

..:: Evento ocorre em maio no CentroSul, em Florianópolis ::..
Tema ::: Hotelaria: Tendências & Oportunidades
O Encontro Catarinense de Hoteleiros constitui-se em uma reunião para avaliação de assuntos de interesse dos hotéis e setor; troca de informações técnicas e tecnológicas; apresentação de propostas de evolução do setor, de equipamentos, bem como atualização. A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina (ABIH-SC) realiza de quatro a seis de maio, no CentroSul, em Florianópolis, a 25ª edição do Encontro Catarinense de Hoteleiros (25º Encatho) e a 23ª Feira de Produtos e Serviços para Hotéis (23ª Exprotel).

O tema central do encontro este ano será “Hotelaria: Tendências & Oportunidades” e tem como objetivo promover um amplo debate sobre as estratégias e ações do setor no Estado, contando, para isso, com especialistas de renome que possam contribuir para alavancar o turismo. Durante o Encatho também serão debatidos assuntos de interesse do setor hoteleiro e de turismo com troca de informações técnicas e tecnológicas e apresentação de propostas inovadoras e soluções criativas, além da realização de uma feira de produtos específicos, a Exprotel.
O encontro é composto por nove eventos com o objetivo de reunir empresários, profissionais, estudantes e fornecedores do setor hoteleiro e pousadeiro de todo o Estado, como forma de integração e disseminação de conhecimento.
A ABIH-SC está consciente da necessidade da realização deste grande encontro para reunir hotelaria, operadoras, agências de viagens, imprensa especializada, clubes de turismo, instituições de ensino, fornecedores e prestadores de serviços, além da parte institucional, em busca do fator essencial ao crescimento do setor, que é a qualificação do atendimento ao turista. Para isso, uma extensa programação foi elaborada, com palestras, debates e oficinas, além de feira de turismo e hotelaria, com o intuito de atualização e qualificação da cadeia produtiva do turismo.

..:: Conheça os eventos que fazem parte deste grande encontro ::..

25ª Reunião de Hoteleiros: A reunião de hoteleiros visa apresentar os objetivos, metas e realizações da ABIH-SC. O encontro é uma oportunidade para a entidade discutir com o setor sobre as necessidades de cada região para elaborar o plano de trabalho da associação.

23ª Exprotel: A Exprotel é um local para mostra e comercialização de produtos, tecnologias e serviços para a cadeia hoteleira e turística. Conheça algumas das empresas que já confirmaram presença: Multform; Pavanny; Sentax; Kuerten; Realgem´s; Harus; Beaulieu; Tomberlin; Sabsul; Mannes; Altemburg; Gazin; VBC; Colau; Intérprete Livre; Copapel; CM Net; Marte Refrigeração; Check-in; Harba; Desbravador; Schurmann Consult; TecControl / Safeplus; Onity; Revolution Linux; Relevo Guardanapos e Pioneira Sul. A reserva de espaços pode ser feita com Beatriz Oliva pelo telefone (48) 3222-8492 ou pelo e-mail: exprotel@abih-sc.com.br

9º Seminário de Turismo e Hotelaria: Encontro de hoteleiros, professores, acadêmicos, convidados e interessados na evolução da hotelaria e do turismo, visando o desenvolvimento do setor. Serão apresentados trabalhos científicos que ofereçam inovações e novas perspectivas para contribuir com um turismo de qualidade. É um veículo de transferência de conhecimento da academia para o setor hoteleiro e será mediado pelo diretor de Qualificação da entidade, professor Luiz Gonzaga de Souza Fonseca.

5º Ciclo de Oficinas de Atualização: As oficinas de atualização são encontros para apresentação e apreciação de temas de interesse da hotelaria e Turismo apontando oportunidades técnicas, procedimentos administrativos e racionalização de processos; novos equipamentos e formas de uso; instrumentos úteis aos hoteleiros, hotéis e ao setor. São direcionadas a empresários, profissionais, estudantes e fornecedores dos hotéis e pousadas do Estado, associados ou não à ABIH-SC.

3º Simpósio de Governança Hoteleira: O encontro, que foi sucesso de público na última edição, visa atrair governantas, supervisoras, chefes de camareiras, proprietários de hotéis e pousadas, gerentes gerais, operacionais e de hospedagem para a discussão sobre o tema geral do evento.

2ª Rodada de Negócios: São encontros entre hoteleiros, agentes de viagens, operadoras de turismo e clubes de viagens. As rodadas visam fortalecer parcerias, trocar informações e gerar novas oportunidades. Os interessados devem solicitar participação pelo e-mail: abih@abih-sc.com.br. A agenda de horários com os hotéis/pousadas/resorts será enviada uma semana antes do evento.

2ª Mostra Espaço Conceito

O conceito de modernizar hotéis gastando o mínimo possível foi lançado em 2010 e deve repetir o sucesso nesta edição. Dois arquitetos irão utilizar estandes para comparar o cenário atual de alguns apartamentos de hotéis ou pousadas e fazer uma releitura, algo moderno, com estilo e custo acessível, incentivando os administradores a usarem a criatividade com pouco gasto. Interessados em apresentar propostas devem entrar em contato através do telefone (48) 3222-8492 ou pelo e-mail: abih@abih-sc.com.br

..:: Serviço ::..

O que: 25º Encatho / 23ª Exprotel

Quando: quatro a seis de maio de 2011

Local: CentroSul – Centro de Convenções de Florianópolis

Funcionamento da Feira: das 14h às 21h

Informações: ABIH-SC (48) 3222-8492

Apoema Cursos On-line | Educação Ambiental

Caros leitores,

Gostaria de compartilhar a chamada para o curso a distância de Educação Ambiental, promovido pela Associação Projeto Apoema.

Espero que gostem!


Participem de nossos diversos canais: Twitter , Linked In, Orkut, FaceBook, Via 6, SlideShare, You Tube e Multiply, OverStream.

..:: Conteúdo indicado por Berenice G Adams | Coordenadora da Associação Projeto Apoema - Educação Ambiental. Editora da revista Educação Ambiental em Ação: www.revistaea.org, Tutora dos cursos de Educação Ambiental On-line. Currículo Lattes

..:: Visite o blog do Projeto Apoema ::..