quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Diretoria de Turismo | Praia Grande (SP)

Caros colegas,

Comunico que a partir da próxima semana (03) assumirei o cargo de Coordenador de Turismo e Eventos do município de Praia Grande, litoral do estado de São Paulo, trabalhando na assessoria do Sr. Carlos Ananias Lobão, Secretario de Cultura e Turismo
.

Compartilho a notícia, sim, no sentido de celebrar, mas, sobretudo, para solicitar que disponham de nosso contato para mediarmos e mesmo realizarmos ações em Praia Grande e na Região Metropolitana da Baixada Santista. Dada minha colocação anterior, frente à Assessoria de Eventos e Novos Negócios do Santos e Região C&VB, acredito poder auxiliar nas articulações em nível regional também.

Um forte abraço!

Sucesso sempre,

Aristides Faria

..:: Serviço ::..

Guia PG: www.praiagrande.sp.gov.br/guiapg

Palácio das Artes: www.palaciodasartespg.com.br

Últimas notícias: www.praiagrande.sp.gov.br/pgnoticias/

Banco de Imagens: www.cidadaopg.sp.gov.br/imprensa/fotos

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

ABBTUR São Paulo celebra Dia do Bacharel em Turismo com palestras


A ABBTUR São Paulo convida a todos para participar do Evento Comemorativo do Dia Nacional do Bacharel em Turismo.

..:: Venha celebrar esta importante data assistindo às seguintes palestras:
Infraestrutura Brasileira para Eventos Esportivos na Copa 2014
Dino Gentille | Diretor da Federação Paulista de Futebol

Sustentabilidade em Eventos
Heloisa Melillo | Presidente do Grupo de Articulação Social H.Melillo
..:: Inscreva-se: abbtursp@abbtursp.com.br

..:: Evento gratuito | vagas limitadas | garanta a sua agora! ::..

..:: Apoio ::..

SESC SP

..:: Serviço ::..


..:: Info: www.abbtursp.com.br | Facebook: ABBTUR São Paulo


Quando: 27/09 (terça-feira)

Horário: 19h às 22h

Onde: Sesc Pinheiros | Rua Paes Leme, 195 (Sala de Atividades 1, 3º andar)

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Apresentação | Instituto Brasileiro de Inclusão Social no Turismo


Prezados leitores,

Gostaria de apresentar-lhe o Instituto Brasileiro de Inclusão Social no Turismo (IBISTur), entidade sediada no município de Guarujá e com atuação focal na Região Metropolitana da Baixada Santista.

O IBISTur trabalha no sentido de promover a inclusão social dos jovens no mercado de trabalho do turismo e serviços relacionados a essa atividade, que é base da economia de Guarujá e região.

Os resultados apresentados pelo Instituto são bastante significativos e ilustram o profissionalismo com que o IBISTur vem sendo gerido desde sua fundação, em fevereiro de 2007.

Até o momento foram 398 alunos no Curso de Garçom, 96 no Curso de Camareira de Hotel, 67 no de Confeitaria e mais 110 alunos no curso de Ajudante de Cozinha. 80% destes alunos encontram-se inseridos no mercado formal de trabalho, sendo 15% dos egressos trabalham como mão de obra temporária e outros 5% optaram por não atuar na área do turismo/gastronomia. Total de jovens beneficiados diretamente: 671.



..:: Missão ::..

Educar e capacitar jovens socialmente vulneráveis para o mercado de trabalho gerando emprego e renda. Sensibilizar, Conscientizar e Qualificar as organizações do turismo, levando tecnologia e conhecimentos sobre sustentabilidade, contribuindo ativamente para a melhoria dos indicadores de desenvolvimento humano

..:: Objetivos ::..
Promover a inclusão social de jovens carentes provenientes de famílias de baixa renda através da capacitação profissional para o turismo;

Conscientizar e sensibilizar a comunidade, empresários, setores da sociedade organizada da importância da preservação ambiental;

Implementar ações de desenvolvimento sustentável com responsabilidade social e ambiental;

Propor políticas públicas para a melhoria nas condições sócio ambientais da comunidade;

Melhorar o índice de desenvolvimento humano – IDH nas comunidades através de ações sustentáveis focadas no turismo.
..:: Serviço ::..

Instituto Brasileiro de Inclusão Social no Turismo
Rua Ostreiras, 501. Jardim Santa Maria, Guarujá (SP)
Fone: (13) 3379-1800
E-mail: contato@ibstur.org
Website: www.ibistur.org

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Seminário de Hospitalidade do Litoral Paulista tem workshop de lançamento na Uniesp Guarujá

Prezados Colegas,

Escrevo para informar sobre o lançamento do Seminário de Hospitalidade do Litoral Paulista que aconteceu no último dia 15, na Uniesp Campus Guarujá, paralelo a workshop sobre ‘Empreendedorismo & Empregabilidade’.


O evento fez parte da programação da Semana de Administração, Ciências Contábeis e Comércio Exterior, que reuniu cerca de cem alunos da Faculdade do Guarujá.

A ação é coerente a estratégia de comunicação do SEHLIPA, que pretende consolidar-se como um evento empresarial em segmentos distintos ao Turismo e a Hotelaria.

A [RH em Hospitalidade] promove o entendimento da Hospitalidade no contexto comercial, empresarial como um conceito transversal, ou seja, que emerge diariamente nas mais diversas e corriqueiras situações da rotina de trabalho.

..:: Serviço ::..

Seminário de Hospitalidade do Litoral Paulista
Quando? Março de 2012
Onde? Guarujá (SP)
Info: www.sehlipa.com
Blog: http://sehlipa.blogspot.com
Twitter: @sehlipa
Facebook: www.facebook.com/sehlipa
E-mail: sehlipa@rhemhospitalidade.com

Um forte abraço!

Sucesso sempre,

Aristides Faria

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Workshop | Empreendedorismo & Empregabilidade

Caros colegas,

Convido-os a participarem de minha palestra em evento que marca o lançamento oficial do Seminário de Hospitalidade do Litoral Paulista (www.sehlipa.com).

Trata-se de um workshop sobre "Empreendedorismo & Empregabilidade" no qual levarei a discussão reflexões e práticas acerca desses temas correlatos.
Apresento a seguir os slides utilizados nessa apresentação!
Será um prazer contar com a presença de vocês!!

..:: Serviço ::..

Dia 15 de setembro, quinta-feira
Das 19h às 22h
Local: Uniesp | Campus Guarujá / Avenida Adhemar de Barros, 820

Um forte abraço!

Sucesso sempre,
Aristides Faria

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Guarujá regulamenta atividade dos monitores de ecoturismo

Para conservar o patrimônio natural e cultural de Guarujá e fornecer oportunidade de emprego à população residente das comunidades tradicionais, foi sancionada a lei 3.885, que regulamenta a atividade dos monitores que acompanham os visitantes das áreas naturais. Agora, eles devem ser locais e cadastrados no banco de dados da Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria Municipal de Turismo.
De acordo com a lei, os monitores deverão acompanhar os turistas nos passeios em áreas naturais, como trilhas e caminhadas. São, atualmente, cerca de 35 monitores, cujo treino promovido pela Prefeitura desde o ano passado teve como base a Resolução da Secretaria Estadual de Meio Ambiente - SMA 32/98. A ideia é divulgar a lei e conscientizar as agências de ecoturismo, fazendo com que este trabalho, agora devidamente regulamentado, seja cada vez mais valorizado.
As agências de turismo, mesmo que venham com grupos e guias, são agora obrigadas a fazer quaisquer passeios acompanhadas de um monitor local, que será escalado de acordo com a data e horário de chegada dos grupos de passeio. O agendamento, na comunidade da Prainha Branca, deve ser feito pelos telefones 3305-6119 ou 9709-1141 (tratar com Claudenice). Já na comunidade da Santa Cruz dos Navegantes, deve ser feito pelo telefone (13) 8121-0762 (tratar com Ivanildo).

Para o vereador José Carlos Rodriguez, idealizador do projeto, a regulamentação é muito importante para que os monitores e turistas possam estar cobertos de segurança. “O que nos levou a fazer a lei foi a necessidade que os monitores tinham de uma sustentação. O que realmente foi fundamentado neste projeto foi que as associações locais se reuniram e exprimiram sua necessidade”, afirmou. Ele ainda disse que é preciso investir cada vez mais na instrução dos monitores para que eles possam exercer sua profissão da melhor maneira possível.

..:: Fonte: Prefeitura Municipal de Guaruja

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

11.09 | Não precisamos de mais problemas

Olá pessoal,

Os acontecimentos da última década motivados – ao menos ideologicamente – pelos atentados terroristas do fatídico “11 de setembro” originaram dados quantitativos que me surpreenderam. O mais incompreensível deles é o fato de que as guerras e contra-guerras da “década perdida” causaram 900.000 mortes de civis, o que significa mais de 300 vezes o número de mortos pelos atentados.

Só isso basta para resumir meu sentimento quanto as pessoas mortas naquela ocasião, mas também quanto aos anônimos sobreviventes e as famílias e amigos de ambas partes. Trauma. Ruptura. Dor. Esperança. Saudades.Que impere a vida.
São múltiplas as impressões e reflexões possíveis. São diversas as compreensões e incompreensões advindas dessas incongruências. A “guerra pela paz” é tão – e/ou mais – inócua quanto a retaliação irresponsável não contra (supostas) armas químicas, (supostos) terroristas, (supostos) golpes de Estado e coisas do gênero.
Espero que as décadas vindouras e, sobretudo, as pessoas que a governarão e as quais serão governadas durante esse tempo saibam harmonizar interesses e a luta de classes (seja lá qual for a compreensão acerca disso) converta-se em um intenso, enriquecedor e permanente compartilhar.



Não precisamos de mais problemas... “We don’t need no more trouble”!

Um forte abraço!

Sucesso sempre,
Aristides Faria