Olá pessoal!
Compartilho um material generalista sobre o assunto da semana, que é como melhor aproveitar nossas participações em feiras. Escolhi a amplitude deste texto, pois temos colegas de diversas áreas do mercado!
Contem suas experiências e troquem informações! Participem!
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Fonte: Global 21
Umas das primeiras preocupações que um empresário deve ter para se iniciar na atividade de exportação é de fazer a promoção comercial do seu produto. Uma forma de se promover é participar de feiras e exposições.
As feiras comerciais constituem em oportunidade de aproveitamento ótimo em relação custo/benefício, se a empresa planejar cuidadosamente sua participação no mercado pretendido. Para isso, é necessário fazer um levantamento minucioso das variáveis que podem conduzir a uma tomada de decisão adequada. Há seis itens que podem ser avaliados para determinar a importância da participação em feiras internacionais:
Concentração: a forma mais efetiva de vender ou promover um produto é o contato direto. A publicidade é a melhor maneira de torná-lo acessível a um maior número de pessoas.
Avaliação das reações: as feiras comerciais representam imediato e seguro meio de verificar o desempenho de um produto. O expositor pode detectar, no ato a adequação do produto para o mercado onde se encontra, ou ainda efetuar mudanças para torná-lo apropriado.
Interesse do público: os executivos dos setores de compras das empresas visitam os eventos promocionais, porque se interessam em verificar o que está sendo ofertado. A tendência é apresentarem-se imbuídos na síndrome do “espírito de compra”, portanto, mais receptivos a novos fornecedores do que nos contatos feitos no escritório.
Públicos desconhecidos: deve-se considerar a vantagem de realização de contatos entre o expositor e um grande número de pessoas e profissionais, que de outro modo estariam fora do seu conhecimento.
Visão da competição: grandes feiras tendem a reunir expositores que representam as mais importantes companhias de cada ramo de atividade, permitindo a qualquer participante condições para estudar os produtos e as técnicas mercadológicas das empresas bem-sucedidas.
Porém, alguns efeitos negativos podem impedir a empresa de desfrutar das vantagens da presença em feiras internacionais. As razões podem estar na ocorrência dos erros adiante, cumulativamente ou não:
- A feira era inadequada ou pequena;
- Os produtos não atendiam às exigências do mercado ou não deveriam ter sido oferecidos naquele mercado ou naquela ocasião;
- As empresas expositoras não estavam preparadas para a exportação;
- O planejamento foi fraco ou inexistente;
- Algumas atividades foram subestimadas ou mal executadas antes, durante ou depois da feira;
- Os objetivos não foram estabelecidos.
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Obrigado por sua participação!!
Um forte abraço!
Sucesso sempre,
Aristides Faria
[RH em Hospitalidade]