O valor, previsto para 2009, faz parte de uma pesquisa da Target Marketing e significa crescimento real de 1,6% sobre 2008. Despesas com manutenção do lar abocanharão a maior parte do dinheiro. O consumo dos brasileiros vai atingir R$ 1,8 trilhão em 2009, de acordo com o levantamento IPC-Target do Brasil em Foco 2009, da Target Marketing, empresa especializada em pesquisas de mercado. De acordo com o estudo, o valor é em termos reais e significa crescimento de 1,6% sobre o ano passado.
As despesas das famílias, diz o levantamento, crescerão mais do que o Produto Interno Bruto (PIB). As previsões apontam para um aumento de PIB de 1,2%. No Sudeste do país estará concentrado 51,4% do consumo nacional. Em 2008, a região respondeu por 51,8%. O Nordeste vem logo atrás, com 18,8%. Em 2008 o percentual era 18,2%.
Neste ano, o consumo rural representará montante equivalente a R$ 96,1 bilhões. De acordo com a Target, a classe C vai apresentar maior potencialidade de aumento de consumo e deve ser motivo de atenção para empresas fornecedoras de produtos e serviços. Essa faixa da população absorve R$ 532,8 bilhões do consumo nacional.
Matéria completa aqui!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por sua participação!!
Um forte abraço!
Sucesso sempre,
Aristides Faria
[RH em Hospitalidade]