"Segundo Ricardo Aun, diretor Comercial da New Age Software, para sobreviver no mercado competitivo, é condição sine qua non para as empresas oferecer excelência no atendimento, o melhor serviço ou produto, sempre com qualidade e menor preço. “Para a permanência e perpetuação em seu segmento é preciso estar atento a fatores como a grande concorrência existente e a adoção programas de melhoria contínua, de redução de despesas e custos, de pontualidade, de terceirização, dentre outros”, afirma.
Aun indica a estratégia da terceirização ou outsourcing como recorrente nas organizações que necessitam manter o foco no seu core-business. Para isso as empresas devem eleger fornecedores parceiros que irão realizar tarefas que não sejam o foco do negócio principal. Mas o executivo alerta: “o grande número de serviços terceirizados acarreta para os gestores empresariais novas tarefas como gerenciar contratos, controlar, estabelecer metas, medir prazos e os valores propostos e, sobretudo, a qualidade dos serviços que esses fornecedores oferecem.”"
Artigo completo: Especialista indica tendências na gestão de fornecedores de serviços
Olá Aristides,
ResponderExcluirParabéns pelos posts.
Quero comentar também sobre uma outra tendência das MPEs que é a APL (Arranjo Produtivo Local), onde empresas e indústrias de um mesmo segmento estão se reunindo para a contratação de fornecedores comuns, organização de treinamentos comuns, etc. Isso permite a redução de custos, já que eles formam uma base sólida que permite melhor negociação.
Abraços
Olá Cris!
ResponderExcluirVejo com muito bons olhos esta questão dos APL's. Percebo que a unificação de esforços, investimentos, força política e gestão do potencial humano.
Dou destaque a este último, pois pouco fala-se sobre isso quando o assunto são APL's. Penso que a manutenção, a gestão e a retenção de profissionais diferenciados dentro do território de determinado Arranjo seja essencial à sua sustentabilidade ao longo do tempo.
Em contato!
Grande abraço!
Aristides Faria