domingo, 11 de janeiro de 2009

ENTENDA EVENTOS

Etimologia: lat. evéntús,us 'acontecimento, sucesso, resultado, saída, desenlace, resolução, fim', rad. de eventum, supn. de eveníre; ver -vir

O que é um evento? Acontecimento em data previamente marcada, com começo, meio e fim.

Tipos de eventos:

1. Sociais: (casamentos, 15 anos, bodas de ouro e de prata, batizado, etc...)

2. Institucionais:
a. Internos: São os voltados para o público interno (funcionários): Confraternizações de fim de ano, premiações, implantação de %s, treinamentos internos e externos, etc...
b. Externos: São os voltados para o público externo (clientes, prospects ou mercado em geral):
Eventos profissionais, técnicos, de relacionamento, promocionais, feiras, eventos para reforço de marca, etc...
3. Esportivos: Qualquer evento ligado à atividade esportiva
4. Culturais: qualquer evento ligado a atividades culturais (música, dança, canto, teatro, cinema, manifestações artísticas em geral, etc...)
5. Ecológicos: Qualquer evento ligado às questões do Meio Ambiente.
6. Políticos: qualquer evento ligado ao meio político.
7. Cerimoniais: Eventos de áreas regidas por regras estritas e formais de protocolo.

Os eventos habitualmente atendem a mais de uma definição. Eventos políticos, por exemplo, muitas vezes são cerimoniais. Muitos eventos sociais tb.

Obs: Também pode ser considerado EVENTO a participação de empresas através de patrocínio/apoio em outros eventos, principalmente quando o patrocinador cria uma ação dentro do evento.

Definições gerais para eventos institucionais:

Conferência – É uma apresentação de um especialista em determinado assunto. Normalmente, ele faz sozinho a palestra. Não precisa haver debate.

Congresso – É um conjunto de palestras e sessões plenárias. Pressupõe a participação de públicos com formação diferenciada. Um congresso sobre gestão de empresa pode reunir alunos, professores e executivos. Pode haver uma discussão aberta entre a platéia e o palestrante. Tudo o que acontece no congresso é, geralmente, gravado e transformado num documento final. Pode haver também uma programação social paralela.

Convenção – Funciona como um congresso, mas o publico é diferente. Na convenção, há uma ligação entre os participantes. Eles se envolvem nas atividades. Por exemplo: uma convenção da área comercial de uma empresa reúne só os vendedores.

Debate – É uma discussão entre os dois ou mais oradores que defendem opiniões divergentes. Em geral, é uma discussão mais "acalorada". O publico pode ou não participar. Um mediador dita as regras e faz com que os oradores as cumpram. Exemplo: debate político.

Fórum – É uma reunião menos formal em que há um livre debate de idéias com interação maior entre os palestrantes e publico. Exemplo: um fórum sobre meio ambiente pode reunir representantes dos sindicatos da vigilância sanitária e dos governos federal e estadual.

Painel – Os temas abordados nesse evento não são obrigatoriamente uniformes. Um exemplo seria um painel sobre a empresa do terceiro milênio com a presença de profissionais de varias áreas para falar sobre a mudança no trato como o cliente, condições de trabalho e soluções tecnológicas.

Seminário – Encontro de especialistas em um assunto específico. Eles apresentam um estudo sobre o tema e depois debatem com a platéia, que tem quase o mesmo nível de conhecimento que os palestrantes. O moderador costuma ser um especialista e pode participar fazendo perguntas.

Simpósio – Tem as mesmas características de um seminário, mas o moderador não interfere. Nesse caso ele não precisa ser um especialista

Workshop – É um treinamento, em que há discussões de casos práticos e participação intensa do publico. Portanto, deve ser feito em grupos pequenos. É utilizado para, como o nome diz, "trabalhar" sobre um tema.

Feira: Pela definição, um espaço público onde se expõe mercadorias. Na área de negócios, um evento onde são expostos produtos e serviços em estandes para um público interessado . Podem ser de segmentos específicos, ou "mix".

É muito comum encontrar eventos com nomes "errados", muitas vezs por uma questão de marketing. Exemplo: Este ano acontece o Brasil Cliente, organizado pela DFALCÃO MKT, que ao pé da letra é um congresso. Mas no mercado já existem eventos mais antigos com temas correlatos, chamados de congresso e fórum. Para criar uma identidade própria chamamos de 1o. Painel Brasileiro de Satisfação de Clientes.

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Sucesso sempre,

Aristides Faria
[RH em Hospitalidade]