quarta-feira, 20 de maio de 2009

Impacto de megaeventos na economia do Rio de Janeiro

A Secretária de Turismo, Esporte e Lazer, Marcia Lins, participou na manhã do dia 16 de abril (quinta-feira), do workshop Oportunidades de Investimentos e Desenvolvimento no Rio de Janeiro, durante o Fórum Econômico Mundial da América Latina, que acontece no Hotel Intercontinental, em São Conrado. Em sua palestra, “Impactos de megaeventos internacionais na economia do Rio de Janeiro”, Marcia Lins explicou que o turismo do Rio de Janeiro tem se destacado como um setor socioeconômico significativo para o Brasil e a América Latina.

- Isto demonstra o resultado de uma política que elevou a atividade a prioridade de governo, com sintonia entre trabalho do setor público e iniciativa privada – afirmou. Em 2008, o Brasil era a 14ª nação do mundo com a maior economia de turismo.

- Já alcançamos a 13ª posição, certamente como resultado da realização de grandes eventos como os Jogos Pan-americanos, o carnaval e o réveillon na orla de Copacabana. Isso também nos proporcionou a vitória para sediarmos a Copa do Mundo em 2014 e nos coloca em igual condição de disputarmos a sede para os Jogos Olímpicos de 2016 com Tóquio, Madri e Chicago – disse a secretária.

O Rio de Janeiro aparece em primeiro lugar entre as cidades mais visitadas pelo turista estrangeiro que vem ao país a lazer (31,5%), e em segundo lugar (22,3%) entre as cidades que mais recebem turistas estrangeiros a negócios, ficando atrás apenas de São Paulo (49,4%). Nos próximos cinco anos, serão investidos 625 milhões de dólares na construção de reestruturação de 16 hotéis na cidade do Rio. Outro dado importante é o fato de o Rio de Janeiro ser o estado que possui maior número de destinos indutores. Ou seja, é a cidade cujo nome é capaz de captar maior número de turistas pelo volume de atrações que oferece. A secretária Marcia Lins ressaltou a importância da inclusão do segmento de negócios e eventos como prioridade do Ministério do Turismo, o que possibilitou o crescimento do setor.

- Essa ação consolida o país entre os dez destinos que mais recebem eventos internacionais no mundo. O Rio de Janeiro está entre as cidades que contribuíram para que, em 2007, o Brasil ocupasse o oitavo lugar no ranking da Internacional Congress and Convention Association (ICCA), ficando à frente de países historicamente fortes no setor como Áustria, Holanda, Austrália e Bélgica – concluiu a secretária de Turismo, Esporte e Lazer. Alguns números do turismo.: Cidades brasileiras mais visitadas por estrangeiros no segmento lazer: 1º – Rio de Janeiro – 31,5% | 2º – Foz do Iguaçu – 17 % | 3º – São Paulo – 13,6%| 4º – Florianópolis – 12,1% | 5º – Salvador – 11,5%. Cidades brasileiras mais visitadas por estrangeiros no segmento negócios: 1º – São Paulo – 49,4% | 2º – Rio de Janeiro – 22,3% | 3º – Porto Alegre – 8,2% | 4º – Curitiba – 5,4% | 5º – Belo Horizonte – 4,1%.

Cidades do Estado do Rio de Janeiro que atraem mais turistas: 1º – Rio de Janeiro | 2º – Paraty | 3º – Búzios | 4º – Petrópolis | 5º – Cabo Frio.| Ascom.

Foto: Luiza Reis

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua participação!!

Um forte abraço!

Sucesso sempre,

Aristides Faria
[RH em Hospitalidade]