sábado, 10 de dezembro de 2011

Festejos de Iemanjá devem atrair 15 mil no fim de semana

Evento tem abertura oficial às 20 horas de sábado (3)

Já está tudo pronto para receber os cerca de 15 mil visitantes que devem vir à Praia Grande no fim de semana (3 e 4), atraídos pelo primeiro período dos festejos de Iemanjá. Até agora são 400 tendas inscritas, com aproximadamente 250 veículos autorizados, entre vans, ônibus e microônibus. O evento tem abertura oficial sábado (3), às 20 horas, em frente à estátua de Iemanjá, no bairro Ocian.

Além de trabalharmos para que haja uma fiscalização cada vez mais rígida, garantindo o conforto e segurança de moradores e visitantes, neste ano, o evento contará com cerca de 40 banheiros químicos ao longo do trecho de dois quilômetros destinado ao evento, chegando à média de um banheiro masculino e outro feminino a cada 200 metros”, enumera o chefe da Coordenadoria de Turismo Eventos da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), Aristides Faria.

Além dos banheiros, serão disponibilizados 24 pontos de água e 38 de pontos de energia elétrica ao longo do trecho da orla, cerca de dois quilômetros, onde ocorrerão as homenagens.
O Posto de Informações (PIT) da Sectur funcionará como um centro de comando, para garantir que todas as entidades estejam em suas áreas previamente designadas, e com a documentação em dia. Para garantir estrutura adequada para o evento, a Prefeitura oferece às entidades religiosas envolvidas todo o equipamento de sonorização necessário para a abertura oficial dos festejos, que deve contar com cânticos religiosos e oferendas. Um palanque também será montado em frente à estátua de Iemanjá, para as apresentações necessárias.
Trânsito - Durante todo o período de festejos, das 8 horas de sábado (4) às 19 horas de domingo (5), a Avenida Presidente Castelo Branco ficará interditada, da altura da Rua Afonso Chaves até a 1º de Janeiro, sendo a via livre de acesso à praia mais próxima a Rua 31 de março.

Trajeto - Os veículos cadastrados passarão pelo posto de validação situado na Rua José Borges Neto, no Paço Municipal, Bairro Mirim, e deixarão seus passageiros na orla da praia, em frente a área destinada a seus grupos, seguindo ao estacionamento no Espaço Alvorada, no bairro Quietude. Veículos cadastrados para os festejos que forem surpreendidos trafegando vazios pelo Município serão apreendidos.

Segurança - Para garantir a segurança dos participantes, o Município conta com um efetivo da Polícia Militar e Guarda Civil Municipal. A dica é evitar levar crianças ao evento, mas caso seja inevitável, o ideal é mantê-las com identificação visível, com nome do responsável e telefone de contato. As pulseiras serão entregues no postos de validação e comando, além dos postos 7 e 9, do Corpo de Bombeiros.
Menores que se perderem dos pais serão encaminhados à Escola Municipal Oswaldo Justo, na Rua 1º de Janeiro, 987, Bairro Mirim. Ali serão recebidas por atendentes de educação e serventes da Secretaria de Educação (Seduc), que se encarregarão da higienização e alimentação. Uma área de descanso, com colchões e roupas de cama, será montada no local para que possam repousar. Para retirar as crianças, os responsáveis devem se dirigir ao local com documentos de identificação próprios e dos menores.

Inscrições - As inscrições para os dois períodos do evento encerraram-se no dia 18 de novembro, diferente do que acontecia até o ano passado, quando instituições podiam se inscrever até o último dia útil antes dos festejos. “Neste ano, utilizamos outra logística para as inscrições, usando de boletos bancários para o pagamento. Assim, conseguimos garantir um processo mais fácil para os participantes, visto que a presença de um representante da entendidade não foi necessária, dinâmico e transparente”, pontua Aristides, lembrando que todo o dinheiro arrecadado com as taxas do evento são destinados ao FUNDAC (Fundo de Assistência à Cultura) de Praia Grande.

A Sectur funciona na área administrativa do Palácio das Artes, na Avenida Presidente Costa e Silva, 1.600, Bairro Boqueirão (em frente à Rotatória A Tribuna). Outras informações podem ser obtidas na Coordenadoria de Eventos, telefone 3496-5716, ou ainda pelo e-mail sectur8i@praiagrande.sp.gov.br.

Notícia do dia 30/11/2011
Por Lorena Flosi , MTB: 40.295 | PG Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua participação!!

Um forte abraço!

Sucesso sempre,

Aristides Faria
[RH em Hospitalidade]